Produtos e Marcas

Jovens da Madeira vão praticar 'mindfulness' num 'app' gamificada

None

Cerca de 70% dos jovens ouviram falar sobre mindfulness, mas apenas 37% realmente a praticaram. Estes são os resultados do inquérito no âmbito do projeto MindLand que começou esta Primavera simultaneamente na Madeira, Chipre e Bélgica.

“Mindfulness pode ajudar a reduzir o estresse e aumentar a criatividade. É especialmente valioso para adolescentes e jovens que estão em transição para um mundo acelerado. No entanto, a formação nesta área é um luxo, pois na maioria dos países europeus não é ministrada no ensino público. Queremos mudar isso”   Anastasia Mazur, presidente da Associação MyMadeira Island.  

A associação madeirense "uniu esforços" com outras associações: T.R.I Technologos Research and Innovation Services ltd de Larnaka, Chipre, Mindfulness for Life Ltd de Nicósia, no Chipre, com forte experiência no assunto; Welcome Home International de Bruxelas, que tem ajudado refugiados a recomeçar sua vida na Europa.

O projecto destina-se a jovens dos 13 aos 30 anos e, como passam muito tempo 'on-line' no telemóvel, a formação em mindfulness e autoconsciência será ministrada na forma que eles gostam e conhecem bem – uma aplicação de jogo. Ao passar missões e realizar exercícios, os jovens ficarão mais atentos às crenças que os influenciam. Eles vão melhorar sua auto-estima e aprender a tomar decisões que honrem quem eles são. Finalmente, eles estarão mais conscientes sobre o que os influencia e como trabalhar com emoções difíceis. Anastasia Mazur, presidente da Associação MyMadeira Island.    

A 'app' estará disponível nos idiomas inglês, grego, árabe e ucraniano.

O projecto 'MindLand' começou em Março de 2022 e terá duração de nove meses. É cofinanciado pelo Programa Erasmus+ da União Europeia.