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Correio, transporte e logística lideram queixas

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O Portal da Queixa recebeu mais de 192.000 reclamações em 2022, uma média de 526 diárias, crescendo 9,61% face a 2021.

Em comunicado, a plataforma informou que registou um crescimento no número de reclamações recebidas pelo nono ano consecutivo, que ficou ainda marcado "pelo contínuo aumento das queixas relativas às burlas 'online', mais reclamações no setor da saúde e também mais queixas dirigidas aos serviços públicos".

Comércio electrónico na base

Embora o ano 2022 representasse o regresso à normalidade, verificou-se que o comércio eletrónico continuou a registar uma grande adesão dos consumidores e, consequentemente, o aumento da pressão gerada sobre o setor das encomendas. 

No TOP 10 eis as categorias com o maior número de reclamações: 

Correio, Transporte e Logística (15.721 queixas recebidas);

Serviços e Administração Pública (13.569); 

Comunicações, TV e Media (10.749); 

Informática, Tecnologia e Som (10.315); 

Bancos, Financeiras e Pagamentos (7.843); 

Transportes Públicos, Aluguer e Condução (7.361); 

Compras, Moda e Joalharia (6.077); 

Água, Eletricidade e Gás (5.984); 

Hotéis, Viagens e Turismo (5.084); 

Mobiliário, Decoração e Eletrodomésticos (4.418).

Segundo os dados analisados, as categorias com maior variação de crescimento de queixas em relação a 2021 foram: Informática, Tecnologia e Som (uma subida de 29%); Transportes Públicos, Aluguer e Condução (73%); Bancos, Financeiras e Pagamentos (29%) e Hotéis, Viagens e Turismo (9%). A destacar a categoria Transportes Públicos, Aluguer e Condução que registou um aumento significativo face ao ano anterior.

Hipers e supers lideram resoluções

A análise efetuada às reclamações geradas em 2022, revela ainda que, não obstante o elevado número de queixas, foram várias as marcas que demonstram uma preocupação na resolução dos problemas reportados pelos consumidores no Portal da Queixa. Assim, nas categorias com Maior Taxa de Solução destacaram-se:

Hiper e Supermercados (73.5%);

Água, Eletricidade e Gás (73.4%);

Correio, Transportes e Logística (72.1%);

Comunicações, TV e Media (71.3%);

Bancos, Financeiras e Pagamentos (65.3%);

Informática, Tecnologia e Som (60.9%);

Seguros Vida, Auto e Planos de saúde (60.4%);

Casinos e Casas de Apostas (56.4%);

Escritório, Marketing e Publicidade (54%);

Animais (52.8%).

De salientar que, cinco destas categorias estão no TOP 10 das mais reclamadas.