Mazda CX-60 estreia novo diesel de seis cilindros em linha de ultra-baixas emissões
O Mazda CX-60 estreia novo diesel de seis cilindros em linha de ultra-baixas emissões.
Trata-se de uma nova demonstração da abordagem multi-soluções da Mazda, neste caso satisfazendo as necessidades dos clientes que desejam um automóvel eficiente e que lhes permita cobrir longas distâncias, junto com uma elevada capacidade de reboque.
Essa estratégia de múltiplas soluções mecânicas permite à Mazda disponibilizar diferentes produtos e tecnologias, incluindo motores de combustão interna muito mais eficientes, bem como uma vasta gama de grupos propulsores eletrificados, motorizações que geram os mais baixos níveis de emissões possíveis, adaptando-se às especificidades dos diferentes mercados e a padrões de sustentabilidade hoje exigidos pela sociedade.
Em estreia na Mazda, o novíssimo bloco e-Skyactiv D de seis cilindros em linha e 3,3 litros de capacidade destaca-se pela integração da avançada e altamente inovadora tecnologia de combustão DCPCI (Distribution-Controlled Partially Premixed Compression Ignition), que permite aumentar os níveis de eficiência, para uma mais ágil resposta à aceleração, ao mesmo tempo que vai ao encontro da futura regulamentação em termos de emissões, aumentando a eficiência térmica em mais de 40% em parte significativa da faixa de rotações. Sendo um dos motores diesel mais limpos do mundo, a Mazda está confiante de que irá exceder as exigências de todas as futuras regulamentações em termos de emissões quando estas entrarem em vigor.
A sua arquitectura de seis cilindros em linha gera menos vibrações devido ao seu característico “equilíbrio perfeito”, traduzindo-se numa condução suave e silenciosa, transmitindo uma sonoridade sedutora e envolvente. O elevado binário do motor confere ao CX-60 uma elevada capacidade de reboque de 2.500 kg. Também devido à sua estrutura simplificada, o peso do motor é semelhante ao de um motor diesel de quatro cilindros Mazda Skyactiv D de 2,2 litros, minimizando-se, assim, as variações no equilíbrio do comportamento dinâmico.
Entre as inúmeras tecnologias presentes, destacam-se, também, outras soluções que contribuem, significativamente, para a sua excelente autonomia, sensações de condução e economia, nomeadamente o novo sistema M Hybrid Boost de 48 V, que gera 153 Nm de binário adicional, ou ainda o Mazda Intelligent Drive Select (Mi-Drive), permitindo optar entre quatro modos de condução, para um óptimo controlo e prazer ao volante nos diferentes cenários de condução.