Pessoas

Está convidado a juntar-se a nós 'À Volta da Mesa'

Veja o teaser da nova série de sete episódios que retrata muito das vivências das gentes da nossa ilha

Eis o teaser da série da produzida pela Associação Atremar a Ilha.
Bucho de atum Ver Galeria
Eis o teaser da série da produzida pela Associação Atremar a Ilha.

Sete mulheres são protagonistas da recolha que ilustra a identidade e a cultura do povo madeirense

O DIÁRIO apresenta hoje uma série documental  exclusiva para assinantes, intitulada ‘À Volta da Mesa’, produzida pela Associação Atremar a Ilha, com a assinatura do realizador Rui Dantas, produção de Sandra Cardoso e composição musical de André Santos.

Esta série é composta por 7 episódios e retrata muito das vivências das gentes da nossa ilha, na voz de 7 mulheres que falam, na primeira pessoa, um pouco das suas histórias, de como era a vida noutros tempos, e das receitas que acompanharam o seu percurso, salientando particularmente as comidas que faziam parte dos seus dias numa altura em que o acesso a determinados recursos era limitado.

Na sinopse da série pode ler-se que o projecto ‘À Volta da Mesa’ nasce da urgência de registar e recolher receitas antigas que permanecem nas pessoas que carregam o saber e a experiência dos nossos antepassados e que tendem a cair no esquecimento. Porém, a sensibilidade e o olhar atento dos seus criadores faz com que estes vídeos sejam mais do que uma recolha gastronomia, onde podemos encontrar marcas da identidade e a cultura do povo madeirense.

Sete episódios com gente dentro

No episódio Nº1 - Pão das Couves e Bolo do Lar - Madalena Furriel é a protagonista. A vida empurrou-a para os caminhos da emigração, mas nunca perdeu a ligação à sua terra e às suas raízes. São os sabores da ilha que lhe dão conforto e que faz questão de ter à sua mesa.

No episódio Nº2 - Sopa de Chícharo - Diva Freitas conta como recebeu das gerações mais velhas os saberes de antigamente. A mãe passou-lhe o talento de bordar, mas foi com a sua tia avó que aprendeu a cozinhar a comida feita no lar.

No episódio Nº3 - Bucho de Atum - Leonita Freitas, que vive numa família de cozinheiros, revela como fazer o Bucho de Atum. Antigamente com a escassez dos recursos comia-se quase tudo e alguns aproveitamentos revelaram-se petiscos muito cobiçados.

No episódio Nº4 - Cuscuz - descobrimos Fátima de Gouveia nos Lameiros de São Vicente. Foi moça de casa alheia e viveu toda a sua vida a servir os outros, mas com o avançar da idade precisa da ajuda dos vizinhos, que a consideram como família, para fazer cuscuz.

No episódio Nº5 - Pão Doce - Blandina Baptista revela que aprendeu a fazer este pão com a sogra, uma receita que diz ter mais de 100 anos. Um costume presente na época de Natal e do Espírito Santo para a oferecer aos mais próximos.

No episódio Nº6 - Pudim de Veludo - Basilissa Fernandes recorda com saudade os valores transmitidos pela sua mãe e acredita que o mais importante na vida é a união familiar. Foi também com a sua mãe que aprendeu a arte de cozinhar sendo que hoje em dia continua a confeccionar a comida de outros tempos.

No episódio Nº7 - Sopa de Castanha - Silvina Gonçalves orgulha-se da terra que a viu nascer, o Curral das Freiras, e fala das tradições e dos costumes antigos com entusiasmo e emoção. A castanha sempre fez parte da alimentação da sua vida e era muitas vezes a única forma de sustento.