Ponta de São Lourenço, Fanal e Vinho da Madeira no roteiro das 'obras-primas' de Portugal
Nova campanha da Xiaomi 'A Obra-prima de Portugal' pretende descobrir qual a maior do país aos olhos dos portugueses
A Ponta de São Lourenço, o Fanal e o Vinho da Madeira "estão entre os candidatos para 'A Obra-Prima de Portugal' – a mais recente campanha da Xiaomi que envolve uma viagem de norte a sul do país, com passagem pelos Açores e Madeira", informa uma nota de imprensa divulgada hoje. "Através das lentes do Xiaomi 13 Pro, desenvolvidas em parceria com a Leica, o fotógrafo João Bernardino e o viajante João Amorim comprometem-se a explorar os cantos e recantos de Portugal e a fotografar as obras-primas de cada região", revela.
Sobre a Madeira, João Amorim é citado, referindo que "faz parte do imaginário de qualquer fotógrafo", acrescentando que "um lugar tão pequeno, mas com tanta intensidade. O nascer do sol na Ponta de São Lourenço é algo insubstituível e tinha de fazer parte do nosso itinerário", garante.
Já Tiago Flores, Country Director da Xiaomi em Portugal, revela que, "com esta viagem, pretendemos descobrir, captar e imortalizar algumas das maiores maravilhas do nosso país e, porventura, encontrar aquela que será a mais icónica obra-prima que temos em território nacional. É uma iniciativa onde vamos recorrer à obra-prima da Xiaomi, o Xiaomi 13 Pro, para descobrir a maior obra-prima portuguesa. Vamos mostrar que a tecnologia pode e deve andar de braço dado com a descoberta e captação da riqueza cultural e paisagística do mundo", justifica esta campanha.
Deste modo, 'A Obra-Prima de Portugal' visa "promover as mais fantásticas paisagens e obras-mestras em território nacional, não presa a um específico género", por isso "a campanha contará com referências naturais, culturais, históricas, arquitectónicas e gastronómicas. As escolhas de cada obra-prima recaem sob os protagonistas da campanha cujas visões e estilos diferentes produzem registos e linguagens visuais distintas e únicas", salienta a nota de imprensa.
No decorrer do itinerário, que "tem um grande foco no contacto próximo com a cultura, as pessoas e as paisagens do nosso país", os autores das fotos começam "em Matosinhos e terminam na Madeira", mas com "paragens em vários pontos de elevado interesse, tais como Barcelos, Douro Vinhateiro, Serra da Freita, Aldeia Histórica do Piódão, Serra da Estrela, Castelo de Vide e Marvão, Costa Vicentina, Faial e São Jorge. Também a arte da Azulejaria Portuguesa e a Arte Xávega são alvo de especial atenção fotográfica, bem como o património imaterial que é o Cante Alentejano".
Refira-se que "a campanha está a decorrer, nas redes sociais da marca, e conta com vídeos diários e fotografias das obras-primas de Portugal, escolhidas e registadas pelos dois protagonistas" e "no final da viagem, na página oficial do Facebook da Xiaomi Portugal, irá decorrer uma votação para se apurar a obra-prima vencedora aos olhos dos portugueses".
As votações já começaram hoje e decorrem até dia 20 de Maio, com o resultado a ser conhecido no dia 22 de Maio, na mesma página, onde será revelada 'A Obra-prima de Portugal'.