Coca-Cola Europacific Partners já reduziu em 20,4% as suas emissões de gases com efeito de estufa em Portugal
A Coca-Cola Europacific Partners reduziu, em 20,4%, desde 2019, as emissões de GEE na cadeia de valor, sendo que o objectivo é de 30% até 2030. "Em 2022 a CCEP registou um progresso significativo em relação aos objectivos estabelecidos nos compromissos climáticos", refere.
Para atingir este objectivo, a Coca-Cola Europacific Partners actua em cinco áreas: transportes e equipamentos de refrigeração, operações e fábricas , ingredientes, embalagens. Estão a ser feitos progressos em todas estas áreas. "Estamos também a trabalhar com os nossos clientes, para que também eles possam reduzir o impacto do seu negócio no ambiente", refere em comunicado.
O Relatório de Sustentabilidade 2022 refere que a percentagem de PET reciclado (rPET) incorporado nas embalagens representou 31,9% do total em 2022. Neste momento as garrafas PET de 500 ml de todo o portfolio já contêm 100% rPET tal como todas as garrafas PET das bebidas não carbonatadas.
Na água, e em linha com o compromisso da CCEP de proteger a sustentabilidade das suas fontes de água o grupo já conseguiu alcançar o seu melhor rácio de água utilizada para produção de 1 litro de bebida, 1,55 L, o que representa uma redução de 4% na água utilizada para a produção de cada litro das bebidas em relação a 2020.
"Em 2020 iniciámos o projeto “Plantar Água” com a organização da ANP|WWF (Associação Natureza Portugal em associação com a WWF), em parceria com a The Coca-Cola Foundation, que visa o restauro ecológico de áreas ardidas pelo grande incêndio ocorrido em 2012 e que instalou mais de 50 000 árvores e arbustos mediterrânicos em 100 hectares no Sítio do Barranco da Corte/Ribeira da Foupana, no coração da Serra do Caldeirão, em pleno Sítio Rede Natura 2000. Esta iniciativa faz parte do programa do nosso plano de sustentabilidade, promovendo a retribuição de mais e melhor água à natureza", explica.
O teor de açúcar por litro nas suas bebidas baixou em 24,6% nos últimos sete anos, desde 2015, e comprometeu-se a reduzir o teor de açúcar em 10% até 2025 (versus 2019). Além disso, em 2022, 45,5% do volume de vendas da CCEP em Portugal é feito por bebidas baixas em açúcar ou sem açúcar.