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Cruise Division do MSC Group expande ainda mais o seu plano de energia em terra

Pelo menos 15 novos portos destinados aos navios da Cruise Division prontos para receber electricidade em terra entre 2024 e 2026

Foto DR/MSC
Foto DR/MSC

A Cruise Division do MSC Group revelou os detalhes da próxima fase do seu plano de energia em terra. Até 15 novos portos entre 2024 e 2026 serão adicionados para que seja possível os seus navios se conectarem às redes elétricas em terra, demonstrando ainda mais o seu compromisso e progresso contínuo em direção à descarbonização, bem como em reduzir as emissões da sua frota de navios enquanto atracados nos portos.

O novo plano de energia em terra de 2024-2026 inclui pelo menos cinco portos italianos; Barcelona e Valência em Espanha, Stavanger e Norfjordied, Noruega; Miami, EUA; Copenhaga, Dinamarca, Marselha, França; Roterdão; Holanda, Valetta, Malta e Estocolmo, Suécia.

A Companhia pretende que os seus navios, tanto da MSC Cruzeiros como da Explora Journeys, utilizem totalmente as instalações de energia em terra em todos os outros portos onde opera na Europa e no resto do mundo quando estiverem disponíveis.

A utilização de energia em terra elimina a necessidade de manter o motor de um navio a funcionar e reduz drasticamente as emissões no porto.

Os navios da MSC Cruzeiros utilizam com sucesso desde Fevereiro de 2023 energia em terra nos portos de Southampton, Reino Unido e Kristiansand, Noruega, e no final deste Verão, a Companhia testará as instalações no porto norueguês de Haugesund. Outros testes europeus este ano estão a ser planeados para uma série de navios da MSC Cruzeiros em Bergen e Alesund, na Noruega, e Warnemunde, na Alemanha.

A MSC Cruzeiros também utilizará energia em terra nos portos alemães de Hamburgo neste Inverno e em Kiel no Verão de 2024.

A MSC Cruzeiros assinou no ano passado um memorando de entendimento com a Cruise Baltic para energia em terra na área do Mar Báltico. A Cruise Baltic tem 32 portos e destinos na sua região comprometidos em aumentar o número de instalações de energia em terra.

A capacidade de energia em terra foi instalada em todos os novos navios da MSC Cruzeiros como padrão desde 2017 e, juntamente com os retrofits concluídos noutros navios, 67% da capacidade total da MSC Cruzeiros está equipada com a tecnologia. Mais navios serão adaptados à medida que os portos nos seus itinerários de navegação disponibilizarem energia em terra.

Todos os navios da Explora Journeys também contarão com recursos de energia em terra. O Explora I, o primeiro navio da frota da nova marca, iniciará a navegação no dia 17 de julho deste ano.

Linden Coppell, VP Sustainability & ESG, da MSC Cruises, afirmou: "A energia em terra é um fator importante na nossa viagem rumo a operações com zero emissões de gases com efeito estufa (GEE). Todas as nossas construções desde 2017 estão equipadas com a capacidade de se conectar às redes elétricas locais e estamos implementando retrofits nos outros navios da nossa frota."

"O nosso plano de energia em terra demonstra ativamente a nossa ambição e que estamos totalmente comprometidos em reduzir as emissões de novos navios, inclusive nos portos", acrescenta.

E ainda refere: "Investimos  em sistemas híbridos de limpeza de gases de escape para reduzir substancialmente as emissões locais de qualidade atmosféricas e precisamos de mais portos na Europa e além para introduzir energia em terra o mais rápido possível. Ao fazer grandes reduções nas emissões nos portos, estamos a cumprir a nossa responsabilidade com os portos e comunidades costeiras que os nossos navios visitam e vão ao encontro."

Linden Coppell revela que, "juntamente com a utilização de combustível LNG, melhorando a eficiência energética, utilizando tratamento inovador de águas residuais e reciclagem de resíduos, estamos a dar passos positivos ao fazer a nossa parte para enfrentar as mudanças climáticas e proteger a biodiversidade oceânica", acredita.

O mais recente navio emblemático da MSC Cruzeiros, o MSC Euribia, apresenta o design de navio de cruzeiro com maior eficiência energética de todos os tempos e realizou uma estreia no setor no inicio deste mês, quando navegou de França para a Dinamarca e demonstrou o potencial de atingir zero emissões de gases com efeito estufa em cruzeiros através da utilização de bio-LNG renovável.