DNOTICIAS.PT
Produtos e Marcas

Opel lança pela primeira vez Corsa com propulsão híbrida de 48V

None

A Opel propõe, pela primeira vez, o novo Corsa com tecnologia híbrida de 48 Volts. O sistema inclui uma bateria de iões de lítio que é recarregada automaticamente em determinadas condições de condução e novos motores a gasolina de 1,2 litros e três cilindros com 74 kW/100 cv e 100 kW/136 cv, especialmente desenvolvidos para a aplicação híbrida. Os motores estão acoplados a uma nova transmissão eletrificada de dupla embraiagem de seis velocidades e a um motor elétrico de 21 kW/28 cv.

Eficiente, divertido de conduzir e fácil de utilizar, a tecnologia híbrida de 48V é ideal para o novo Opel Corsa. Em comparação com o Corsa 1.2 similar não eletrificado com transmissão automática de oito velocidades (consumo de combustível no ciclo WLTP: 5,5-5,4 l/100 km; 125-122 g/km de CO2, ambos combinados), o novo Corsa Hybrid de 74 kW/100 cv com tecnologia 48V (consumo de combustível no ciclo WLTP (vide nota em baixo): 4,7-4,6 l/100 km; 106-102 g/km de CO2, ambos combinados) pode poupar quase 1,0 l/100 km de combustível (cerca de 15%) e também reduzir as emissões de CO2.

Funcionamento perfeito: O motor a gasolina e o motor elétrico operam em conjunto ou separadamente

Em condução diária, numa combinação de estradas urbanas e rurais, o motor a gasolina e o motor elétrico do Opel Corsa Hybrid funcionam em conjunto ou separadamente para otimizar o consumo de energia e a performance. O sistema oferece vantagens sobretudo no trânsito citadino.

O motor elétrico também permite que o Opel Corsa seja conduzido de forma totalmente elétrica em distâncias de até um quilómetro em condições de reduzidas necessidades de binário (por exemplo, em manobras ou a menos de 30 km/h no trânsito citadino) e auxilia o motor a gasolina em aceleração, por exemplo, no arranque a partir de uma imobilização. Durante a desaceleração, o motor a gasolina desliga-se e o motor elétrico atua como um gerador para recarregar a bateria de 48V do sistema híbrido. A bateria também armazena a energia recuperada pelo sistema de travagem regenerativa.

Novo Opel Corsa com sistema 48V: A escolha certa, especialmente em cidade e subúrbios

O novo Opel Corsa com o sistema híbrido de 48V é perfeito para os clientes que conduzem principalmente em cidades e zonas suburbanas. A tecnologia de ponta é acessível e fácil de utilizar; também irá agradar aos clientes que queiram experimentar a diversão de conduzir eletricamente pela primeira vez, sem necessidade de carregamento da rede. A tecnologia híbrida compacta de 48V inclui:

·         Uma nova geração de motores a gasolina de três cilindros e 1,2 litros, especialmente desenvolvidos para a utilização em híbridos e para cumprir a norma de emissões Euro 6.4. Tanto o motor de 74 kW/100 cv como o de 100 kW/136 cv atingem o pico de potência às 5.500 rpm e desenvolvem um binário máximo de 205 Nm e 230 Nm, respetivamente, às 1.750 rpm. Para uma eficiência ideal, os novos motores funcionam no ciclo de combustão Miller. Este ciclo termodinâmico é possibilitado pelo turbocompressor de geometria variável, o qual melhora o desempenho a baixas rotações, e pela abertura variável das válvulas.

·         Uma nova transmissão de dupla embraiagem, eletrificada, de seis velocidades, que também foi concebida especialmente para aplicações híbridas. As passagens de caixa sem interrupção do binário são mais curtas e o conforto de utilização é superior. O bloco da transmissão aloja igualmente o motor elétrico, o inversor de corrente contínua e a ECU (Unidade de Controlo do Motor), otimizando o volume e o peso da unidade de tração e assegurando um excelente desempenho de condução.

·         Um motor elétrico síncrono de ímanes permanentes, integrado na caixa de velocidades, produz uma potência de pico de 21 kW/28 cv e um binário máximo de 55 Nm.

·         Um motor de arranque acionado por correia que - em combinação com o motor elétrico - coloca o motor a gasolina em funcionamento a frio. O motor de arranque por correia também reinicia o motor rápida e silenciosamente durante a condução.

·         Uma bateria de iões de lítio de 48V com uma capacidade útil de 432 Wh, instalada sob o banco dianteiro esquerdo. Esta localização não só permite uma distribuição ótima do peso para uma boa dinâmica de condução, como também permite conservar todo o volume do porta-bagagens.

·         Duas redes elétricas. Uma rede de 12V de baixa tensão que alimenta o equipamento do automóvel (por exemplo: vidros elétricos e sistema de infoentretenimento); e uma rede de 48V para alimentar o sistema híbrido.

Com a propulsão híbrida de 48V, o novo Opel Corsa oferece uma vasta gama de grupos propulsores que abrange desde os puramente elétricos a bateria, passando pelos híbridos, até aos motores de combustão altamente eficientes, uma oferta que não tem rival no segmento dos automóveis utilitários. A tecnologia também dá um novo impulso à ofensiva de eletrificação em curso da Opel, através da qual a marca com o Blitz oferecerá pelo menos um modelo elétrico a bateria em cada linha de modelo até ao final de 2024. A partir de 2025, todos os novos modelos Opel serão totalmente elétricos.

·         Eletrificado: Novos motores a gasolina, transmissão de dupla embraiagem de 6 velocidades, motor elétrico de 21 kW.

·         Vantagens: Redução das emissões de CO2 e do consumo de combustível, condução elétrica até aos 30 km/h.

·         Fácil de utilizar: funcionamento integrado do motor térmico e do motor elétrico, sem necessidade de carregamento.

Nota: Valores determinados com recurso à mais realista metodologia WLTP (World Harmonised Light Vehicle Test Procedure), que substitui por completo a diretiva NEDC (New European Drive Cycle). Os valores de consumo, de emissões de CO2 e de autonomia são só dependem da utilização eficiente da energia do veículo, como também podem ser influenciados pelo estilo de condução e por outros fatores não técnicos. As informações em termos de consumos e emissões não se referem a um veículo individualmente, sendo apenas destinadas a comparação entre os vários tipos de veículos.