Produtos e Marcas

Bolachas anti-inflamatórias e funcionais começarão a ser produzidas na Madeira

None

A Moléculas Soberbas, start-up criada com o objectivo de continuar a desenvolver a investigação sobre a deflamina, proteína extraída das sementes do tremoço, que poderá estar na base de vários produtos anti-inflamatórios e anticancerígenos, recebeu o sinal verde para avançar com uma pequena fábrica de bolachas na Madeira. 

O grupo de investigadores, em parceria com várias outras entidades de investigação e de saúde, desenvolve os testes pré-clínicos que poderão conduzir ao uso de um extrato em bruto de deflamina na prevenção e cura de doenças inflamatórias intestinais e do cancro colorretal.

Os resultados são animadores e encontram-se em fase de preparação vários ensaios pré-clínicos conjuntamente com várias instituições de Lisboa.

“Entretanto abriram-se novas perspectivas, uma vez que o mecanismo de acção da deflamina sobre as MMPs, que explica a sua potente acção anti-inflamatória e anticancerígena, é o mesmo que é necessário para travar, potencialmente, a covid-19", defende Ricardo Boavida Ferreira.

E acrescenta: "Estou convencido de que a inalação de deflamina pura trata a doença provocada pelo vírus SARS-CoV-2, mas teremos de averiguar muito bem o seu perfil de toxicidade”.

Além disso, reconhece que para comprovar esta teoria e produzir resultados ainda há um longo caminho a percorrer, começando pela necessidade de financiamento e de recrutamento de uma equipa de investigadores.

Fechar Menu