A Fábrica Santo António lança hoje, no mercado regional, um novo produto. Trata-se dos ‘GUIL’S - Biscoitos Especiais da Guilhermina’, numa homenagem à esposa do fundador desta centenária empresa regional, que conta já com 127 anos de existência.
Estes novos biscoitos são feitos com base numa das antigas receitas de Guilhermina Silva, à qual foi necessário fazer alguns ajustes, conforme referiu, ao DIÁRIO, Bruno Vieira, administrador da empresa que tem procurado, ao longo dos últimos anos, inovar e adaptar os seus produtos à nova dinâmica do mercado. À base de amêndoa, mel-de-cana e flocos de aveia, as novas ‘Guil’s’ apresentam-se em embalagens de 300 gramas, com a particularidade de serem colocadas no mercado numa embalagem metálica, recriando a génese das embalagens em que eram vendidas as bolachas, principal produto da Fábrica Santo António, nos primeiros tempos de existência.
Este produto premium estará disponível ao longo de todo o ano, ainda assim, é, na opinião do responsável pelo seu lançamento, “uma boa prenda para o Natal”, dando a possibilidade de oferecer um produto madeirense, que desde a sua confecção ao design têm assinatura e identidade regionais.
Embora seja mais conhecida pelas famosas bolachas, a Fábrica Santo António tem, também outros produtos que a distinguem num mercado onde as marcas nacionais e internacionais são muito fortes. Às broas tradicionais, como as de mel-de-cana, coco ou as de manteiga, juntam-se os rebuçados de funcho ou de eucalipto, bem como as compotas ou os gelados. O espectro de produtos tem sido alargado e adaptado às novas exigências do cliente actual, disponibilizando, por exemplo, biscoitos de gengibre ou de aveia, entre outros.
Quando, em 1893, Francisco Roque da Silva fundou esta centenária fábrica de bolachas, a primeira da Madeira, a sua esposa Guilhermina, mais conhecida por Guil, foi essencial no desenvolvimento da maioria das receitas familiares que atravessaram gerações, com uma delas a surgir agora com algumas adaptações.
“A Fábrica Santo António, decidiu, desta forma, homenagear a criadora destes segredos centenários, que fazem parte do nosso espólio, recuperando e relançando no mercado um novo Biscoito de qualidade superior com base numa dessas receitas”, revela Bruno Vieira.
Este novo produto estará, numa primeira fase, apenas disponível na loja da própria fábrica, na Travessa do Forno, no centro da cidade do Funchal. Havendo, ainda, a possibilidade de, muito brevemente, poder ser encontrado em algumas superfícies comerciais da Madeira ou, até mesmo, do continente, sobretudo em alguns pontos de venda de produtos de qualidade superior, como é o caso destes novos biscoitos.
Embora o seu principal cliente seja o madeirense, Bruno Vieira não deixa de referir que as vendas têm sentido um pouco o efeito da falta de turistas, ainda assim, diz-se esperançado que a situação melhore em breve e que a empresa possa recuperar rapidamente as receitas perdidas. “Acima de tudo a nossa postura foi sempre a de reagir à situação e ir a procura de soluções e não de se lamentar”, conclui, reforçando que “este investimento no novo produto também vai nesse sentido”.