Prazeres

Um dos melhores bolos reis de Portugal é da Madeira

#DoceNatalCompreLocal é uma campanha de sensibilização do Facebook em Portugal para comprar online e ajudar os negócios locais

None
Facebook

A pastelaria do Funchal foi seleccionada como uma das do país onde se faz o melhor bolo rei de Portugal. A escolha foi dos chefs Francisco Moreira e Rita Nascimento, desafiado pelo facebook a participar na campanha #DoceNatalCompreLocal, que pretende manter as tradições de Natal e ao mesmo tempo impulsionar a economia. 

Assim, os especialistas em pastelaria portuguesa seleccionaram dez lojas onde comprar os melhores bolos reis e a restante doçaria de Natal. Todas as pastelarias escolhidas funcionam com a modalidade de take.away ou estão fazem entregas ao domicílio.

A campanha do facebook foi pensada para ajudar a repensar a época,  "a começar por uma adaptação das compras e tradições de Natal à conjuntura actual. Ao mesmo tempo, é precisamente neste momento que as Pequenas e Médias Empresas (PME) esperam apoio e contribuição para uma recuperação económica", lê-se numa num comunicado enviado pela empresa de assessoria da rede social.

É que, refere o mesmo comunicado: "O facebook quer que as tradições de Natal perdurem, enquanto ajudamos as PME a recuperar. Em Portugal, este ano, não devemos esperar as tradicionais grandes filas de compras de Natal, por exemplo, enquanto compramos os obrigatórios doces de Natal, entre eles, o Bolo Rei. O facebook acredita na importância da transformação digital durante a pandemia de covid-19, e que existe capacidade nas empresas portuguesas para adaptarem as estratégias de negócio ao novo cenário sócio-económico". 

Para comprovar que é possível manter a tradição, o facebook desafiou os dois especialistas de pastelaria portuguesa. Francisco Moreira é reconhecido pelo trabalho em restaurantes de luxo e por apresentar o programa 'Doces do Ofício' no ‘24 Kitchen’. Na Bélgica, uma das principais regiões de produção de chocolate do mundo, Francisco é chef da Chocolate Academy, a prestigiada escola de formação da Barry-Callebaut. Segundo Francisco, um Bolo Rei deve ser, em primeiro lugar, “equilibrado na variedade de ingredientes, que haja um balanço na mistura de frutas cristalizadas e frutos secos”. A massa deve ser “aromatizada e com sabor” e a textura “suave, sem ser massudo”. A primeira escolha do chef para o melhor Bolo Rei é a Pastelaria Garrett, no Estoril, a sua principal memória afectiva de doces no Natal, com destaque para o Bolo Rainha. As restantes escolhas foram: 

·  Pastelaria Garrett, Estoril;

·  Pastelaria Versailles, Lisboa; 

·  Confeitaria Nacional, Lisboa;

·  Confeitaria Tavi, Porto;

·  Confeitaria Nova Real, Porto; 

·  Ferreira Capa, Braga; 

·  Quinta dos Avós, Algoz; 

·  Pastelaria Violeta, Évora; 

·  Docealhada, Mealhada; 

·  Kodea Bakery, Madeira;

Rita Nascimento ou ‘La Dolce Rita’, como é mais conhecida nos populares vídeos de receitas, é uma “gulosa assumida” que tem uma grande paixão em fazer e partilhar receitas de doces. Rita escreveu quatro livros totalmente dedicados aos doces, faz formação de pastelaria e sobre o Bolo Rei não tem dúvidas: “A massa deve ser muito saborosa e com uma boa textura, bem fofinha, e carregada de frutos.” Em criança, a família comprava o Bolo Rei ao lado de casa, na Pastelaria Ribeiro, na Parede - este Natal a pastelaria da Parede aceita encomendas para take-away. Os melhores Bolos Reis para ‘La Dolce Rita’ são:

·  Pastelaria O Careca, Lisboa;

·  Confeitaria Nacional, Lisboa;

·  Pastelaria Batalha, Lisboa e Mafra;

·  Pastelaria Versailles, Lisboa; 

·  Confeitaria Petúlia, Porto;

·  Confeitaria Tavi, Porto;

·  Confeitaria Nova Real, Porto; 

·  Pastelaria Flor de Aveiro, Aveiro;

·  Pastelaria Luiz da Rocha, Beja; 

·  Confeitaria Lopes, Ponte de Lima; 

Em Portugal, as PME são uma parte fundamental do Facebook e têm um contributo decisivo na criação de emprego, no crescimento da economia e enfrentam agora um desafio extraordinário.  A campanha do Facebook #DoceNatalCompreLocal pretende precisamente sensibilizar as pessoas para a necessidade de comprarem nas lojas de bairro e retalho local. "O Facebook e o Instagram ajudam as PME a criar e manter gratuitamente uma presença online, com ferramentas poderosas para estar em permanente contacto com qualquer pessoa", lê-se na mesma nota. 

Hoje o Facebook desafia os portugueses a escolherem e partilharem o seu negócio local de preferência através do sticker específico do Instagram para o propósito - 'Apoia As Pequenas Empresas' - ou do uso da hashtag #DoceNatalCompreLocal. 

Fechar Menu