Pessoas

Ouça o novo 'single' 'Saudades', do músico madeirense Renato Camara

O músico madeirense a viver nos EUA, Renato Camara, acaba de lançar o seu quarto 'single', intitulado 'Saudades', com letra e música da sua autoria, e produzido novamente por Big Chris Flores.

"Este 'single' foi inspirado na vida dos emigrantes portugueses que, tal como o próprio autor, emigram por este mundo fora, e as dificuldades que enfrentam, como também as saudades que sentem, fazendo com que se descubra o quão Portugal é lindo e único, e só nos apercebemos disso quando estamos longe do nosso país", diz o artista.

"Então 'Saudades' é a palavra que melhor reflecte este sentimento único português. É uma palavra só nossa e sentimo-la de uma forma muito especial e profunda", acrescenta.

Sobre o artista

Renato Câmara (nome artístico), vive actualmente em Nova Iorque, mas nasceu na Madeira, onde viveu grande parte da sua vida. Sempre teve uma enorme paixão pela música. Canta desde criança, participando em espectáculos, entre eles o musical "Amália" de Filipe La Féria, e pequenos outros projectos, tanto em Portugal como em outros países. Licenciou-se em arquitectura em Lisboa, onde trabalhou na área, mas foi depois de ter estudado na London Music School, em Londres, que começou a escrever as suas próprias músicas. Mais tarde quis explorar o mundo à procura de algo que infelizmente não encontrava em Portugal na altura. E então mudou-se para os EUA, inicialmente para a Califórnia, onde começou a explorar um mundo diferente e a conhecer outros artistas, tendo sido muito enriquecedor e “mind-opening”.

O lançamento de um álbum ou single, esteve sempre presente nos seus planos. Mas só no ano passado se apresentaram as condições ideais para tal. Tudo começou com o lançamento, em Abril, do seu primeiro single, 'You & I', escrito pelo próprio e produzido por Big Chris Flores, um produtor de Los Angeles, conhecido por ter produzido artistas como a Fergie dos Black Eyed Peas, Slash, entre outros.

Desde então já lançou os singles 'Let You Go' (que para além da letra e música ser de sua autoria, foi também o primeiro single produzido pelo próprio), 'Never Enough' e agora 'Saudades'.

Foram projectos muito desafiantes, principalmente em 2020, pois todo o trabalho teve de ser realizado à distância devido aos confinamentos. Como sabemos, a indústria da música tem sofrido imenso com esta pandemia, não só nos EUA como em todo o mundo, fazendo com que os artistas tenham que encontrar outras formas de trabalho à distância. Mas tudo isto tem tido também os seus lados positivos, pois obriga os artistas a explorar outras formas de criação, partilhando-as com artistas de outras cidades ou até países, que de outra forma não aconteceria. Renato Camara

Todos os 'singles' estão disponíveis em todas as plataformas digitais. Todos os links encontram-se disponíveis através do seu website www.renatocamara.com  ou através do Instagram: @renatocamaramusic