Produtos e Marcas

Nestlé obtém lucro líquido de 16.100 ME em 2021, mais 38,2% do que em 2020

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A Nestlé registou um lucro líquido de 16.900 milhões de francos suíços (16.100 milhões de euros) em 2021, mais 38,2% do que no ano anterior, foi hoje anunciado.

Num comunicado hoje divulgado, a multinacional suíça do setor alimentar anunciou que as vendas atingiram 87.088 milhões de francos (83.000 milhões de euros) em 2021, mais 3,3%, embora as vendas na América tenham diminuído 0,6%, em contraste com os aumentos noutros mercados.

"Conseguimos limitar o impacto excecional da inflação através de uma boa gestão de custos e uma alocação responsável dos preços", disse Mark Schneider, presidente executivo (CEO - Chief Executive Officer) da empresa sediada em Vevey, no relatório de resultados.

O presidente executivo recordou que no último exercício financeiro a Nestlé continuou a expandir a sua carteira com a aquisição na América do Norte de empresas como a The Bountiful Company, embora nesse mercado também tenha vendido algumas das suas marcas de água mineral, parte do grupo Nestlé Waters North America.

A empresa comunicou ganhos por ação de 6,06 francos (6,5 dólares, 5,7 euros), mais 41,1% do que no ano anterior, que refletem em particular a venda da participação da Nestlé na L'Oreal por 8.900 milhões de euros (10.100 milhões de dólares).

A Nestlé destacou que os seus produtos de café, através das suas principais marcas Nespresso, Starbucks e Nescafé, impulsionaram o crescimento de vendas no ano passado, tendo aumentado 17,1% face a 2020, para 3.100 milhões de francos (3.300 milhões de dólares, 2.900 milhões de euros).

A empresa também registou um crescimento de dois dígitos em marcas de alimentos para animais (Purina, Fancy Feast) e em alimentos vegetarianos e à base de plantas.

O comércio eletrónico (15,1%) cresceu mais rapidamente do que o comércio convencional nas lojas (6,4%).

Após a apresentação dos resultados, a Nestlé irá propor um dividendo de 2,8 francos suíços (3 dólares, 2,6 euros) por ação para 2021, marcando o 27.º ano consecutivo de rendimentos positivos para os acionistas.

Para 2022, a empresa espera um crescimento das vendas de cerca de 5% (um aumento de um dígito que espera manter a médio prazo) e margens de lucro próximas de 17%