Renault revela o novo Austral, o novo SUV electrificado
A Renault acaba de adicionar um "ambicioso" modelo à sua gama de SUV’s.
Diz a marca que o Austral representa o reforço da aposta Renault em reconquistar a liderança do Segmento-C, que "é tradicionalmente o mais representativo do mercado automóvel".
O novo Reanult Austral faz parte da tradição dos « automóveis criados para viver » e representa um novo marco na ofensiva ao Segmento-C iniciada com o Arkana e o novo Mégane E-TECH Elétrico. A « Nouvelle Vague » que ambiciona tornar a marca numa referência da indústria automóvel em termos de tecnologia, energias limpas e serviços. Renault
DESIGN "SENSUAL TECH"
O novo Renault Austral combina todos os códigos dos SUV com a nova linguagem de design "sensual tech" da Renault: elegante, desportivo e cheio de carácter. No interior, o seu cockpit de alta tecnologia, com materiais meticulosamente selecionados e acabamentos elegantes, ostenta uma amplitude inigualável num veículo familiar. Também oferece uma versão exclusiva Esprit Alpine com uma aparência desportiva e características de design dinâmicas e atrativas, disponível pela primeira vez na gama Renault.
CARACTERÍSTICAS
Design exterior: um SUV atlético
Linhas pronunciadas e fortes, formas esculpidas, secção dianteira marcante, características técnicas expressivas, toques de sofisticação e elegância refinados: o Novo Austral é a próxima etapa do renascimento de uma marca.
Força, carácter e todos os códigos de um SUV
Nova plataforma, novo estilo. Como o primeiro Renault a utilizar a mais recente plataforma CMF-CD da Aliança, o Novo Austral exibe um estilo claramente moderno. As grandes rodas (até 20 polegadas e 720 mm de diâmetro) reafirmam a silhueta musculada, com uma linha de capô próxima dos arcos das rodas. Uma façanha que adiciona ainda mais força e carácter ao modelo.
O Novo Austral também apresenta os traços tradicionais de um SUV: protecções inferiores dianteiras e traseiras da carroçaria, protecções laterais e embaladeiras contrastantes, elevada distância ao solo (170 mm), para além de uma linha de cintura elevada para protecção dos ocupantes.
Design interior: um casulo tecnológico
O Renault Austral apresenta um design interior reinventado. Propõe um posto de condução high-tech e um habitáculo "caloroso", sem comprometer a qualidade, praticabilidade e habitabilidade. Toda a família se sentirá, certamente, bem-vinda e confortável num ambiente de alta tecnologia.
Bem-vindo a bordo
Quando o condutor entra no Novo Austral, está a assumir o seu lugar num cockpit icónico, tecnológico e intuitivo. O grande ecrã OpenR liga-se com uma mensagem de boas-vindas. A iluminação ambiente destaca o painel de instrumentos em frente ao condutor, enquanto os altifalantes interiores tocam o som acolhedor da Renault. Uma experiência tecnológica e sensorial desde o primeiro segundo em que se sobe a bordo.
Écran OpenR: a imersão tecnológica começa!
Visto pela primeira vez no Novo Megane E-TECH Electric, o ecrã OpenR é um dos maiores ecrãs do mercado automóvel. É a ‘jóia de coroa’ do habitáculo do Novo Austral, com um ecrã em 'L' invertido, que exibe tanto um painel de instrumentos digital, como a interface multimédia da consola central. Estes dois elementos foram fundidos numa única grande consola, registando a experiência imersiva da vida a bordo dos automóveis pertencentes à 'Nouvelle Vague' da Renault. Tudo está na ponta dos dedos para uma experiência optimizada, intuitiva e conectada. O efeito 'Uau' é garantido!
O acabamento no ecrã OpenR foi feito de acordo com os mesmos padrões dos tablets e smartphones topo de gama. O ecrã é revestido com vidro ‘Gorilla-Glass’ aluminossilicato - vidro temperado ultra-resistente a riscos, choques quotidianos e repetida limpeza. Em complemento, beneficia também de um revestimento adicional anti-impressão digital e antirreflexo para que a eficiência do toque e a perfeita visualização nunca sejam afectadas.
O brilho do ecrã adapta-se à luz envolvente (até 900 cd/m2), enquanto as qualidades refletoras também foram otimizadas, em particular graças à utilização de tecnologia avançada de micro-persianas. Estas asseguram que o ecrã é facilmente lido, mesmo sob luz solar direta. Estas técnicas significam que já não há necessidade da viseira do painel de instrumentos, libertando assim espaço e dando um efeito flutuante muito moderno ao conjunto.
Os designers e engenheiros trabalharam em conjunto para melhorar a experiência imersiva oferecida pelo ecrã OpenR. A fim de não distrair o olhar com aberturas de ventilação inestéticas, o vidro central incorpora, elegantemente, discretas aberturas centrais horizontais. Sem comprometer a qualidade da ventilação, funcionam através de um sistema de orientação do fluxo interno. Outra característica minimalista é o contorno ultrafino do ecrã, que foi reforçado para ficar nivelado de modo a que todas as formas, cores, e notificações corram até ao limite da área de exposição.
Volante compacto integrado
O ecrã OpenR e o volante fundem-se num conjunto único, através de detalhes subliminarmente afinados. A forma ligeiramente quadrada do volante facilita a entrada e saída do automóvel e garante uma óptima visão do painel de instrumentos. O tamanho compacto harmoniza-se esteticamente com a aparência do cockpit e do ecrã OpenR.
Consola central “grande conforto”
O design interior do Novo Austral distingue-se pela consola central alta e larga, batizada de consola “grande conforto”, que se inscreve na tradição do que se encontra nas viaturas estradistas. Elegante e moderna, cria uma divisão subtil entre o condutor e o passageiro da frente, dando a cada pessoa o seu próprio ultramoderno e protegido casulo, mas, ainda assim, suficientemente amplo e aberto para que possam desfrutar da companhia um do outro.
A consola exibe um acabamento delicadamente trabalhado. O acolchoamento apresenta uma costura dupla a partir do acabamento Techno. O design elegante foi desobstruído de todos os botões e interruptores, que estão agora localizados à volta do volante e do ecrã OpenR, tal como o manípulo de gestão da transmissão automática “e-shifter”.
LIVING LIGHTS
Baptizado de 'LIVING LIGHTS', o ambiente luminoso a bordo do Novo Austral proporciona uma experiência única aos ocupantes. A luz 100% LED é difundida através das faixas de luz no painel de instrumentos e painéis das portas para optimizar o bem-estar do condutor e dos passageiros.
Com base no ciclo circadiano, ritmo biológico do corpo humano durante 24 horas, o sistema adapta-se à luz exterior e muda automaticamente de cor a cada 30 minutos. As transições suaves entre as cores são realçadas por efeitos dinâmicos e naturais, dando a impressão de que a luz ambiente está, de facto, viva. De dia, as cores frias realçam o design interior do automóvel e acentuam os aspectos tecnológicos. À noite, o ambiente cativante das cores quentes envolve o condutor e os passageiros num brilho reconfortante que proporciona ainda maior conforto.
Naturalmente, a iluminação ambiente também pode ser personalizada através das configurações MULTI-SENSE, que podem ser acedidas directamente a partir de um botão no volante. O condutor pode também ajustar a cor e intensidade das luzes de bordo, em função do estado de espírito e preferências através do ecrã OpenR, onde uma barra deslizante ajuda a escolher entre 48 cores diferentes. A iluminação do tablier, dos painéis das portas e dos painéis de instrumentos também muda de cor de acordo com o modo de condução escolhido.
"Materiais seleccionados para um acabamento topo de gama"
Uma das principais características do icónico cockpit no Novo Austral é a utilização de materiais sofisticados e sensuais que combinam com o design “sensual-tech” do exterior.
Dependendo dos acabamentos e dos extras escolhidos, o interior do novo Austral incorpora madeira verdadeira, couro, Alcântara, tecido acolchoado, e outros revestimentos, agradáveis ao toque, e combinados com destaques lacados em Deep Glossy Black (Preto Brilhante) e Satin Chrome (Cromado Acetinado). Materiais de elevada qualidade que trazem uma sensação de calor e prestígio ao interior do automóvel.
O tabliê é montado em múltiplas camadas para um acabamento mais dinâmico, leve e moderno. A estrutura esculpida é tão elegante quanto tecnológica, muito semelhante ao exterior do automóvel. Todas as versões apresentam uma faixa em cromado acetinado que realça o espaço a bordo. Esse elemento também reflecte a iluminação do ambiente LIVING LIGHTS, uma vez que faz convergir o olhar para o ecrã OpenR.
A partir do nível de equipamento Techno, a faixa estende-se até aos painéis das portas com uma curva em forma de C, o que faz com que o espaço interior pareça maior. O apoio de braço na consola “grande conforto” e as inserções em cromado acetinado sobre o volante, em pele Nappa, dão ao interior uma aparência muito sofisticada. Esta sensação é ainda realçada pelas superfícies lisas e refinadas de contraste na cor High Gloss Black (Preto de Alto Brilho) que contrastam com o acabamento brilhante do ecrã OpenR. É o caso dos manípulos das portas, da consola superior e da consola “grande conforto”.
A partir do nível de equipamento Equilibre, a parte superior do tablier é também acolchoada com espuma macia, de toque suave. Em frente ao passageiro da frente, há também um tecido de revestimento que combina com os estofos e que é elegantemente realçado por uma fina abertura de ventilação horizontal.
No nível de equipamento Iconic, uma peça decorativa de madeira verdadeira substitui a inserção de tecido. Trata-se de um folheado de cinza de "poro aberto", que foi tratado utilizando o método japonês "Maki-e". Esta é uma técnica de marcenaria que consiste em aplicar várias camadas de pigmentos metálicos à madeira, com um pano, para realçar o seu grão. Este tratamento preserva o grão natural e os contornos da madeira, ajudando a manter a agradabilidade do toque durante a vida útil do elemento.
Para reforçar a validade das opções feitas de cada revestimento foi realizada uma série de avaliações polissensoriais, com um painel interno de avaliadores que representavam potenciais clientes do Novo Austral. Foram avaliados quase mil critérios, com destaque para o aspecto visual, a sensação ao toque, para além dos sons feitos pelas partes móveis.