Prazeres

Canal Odisseia estreia ‘Porque ignoramos as Alterações Climáticas?’

Há outras propostas para os próximos dias na TV

None

'Porque ignoramos as alterações climáticas?' é um documentário revelador que explica a negligência da Humanidade relativamente à crise ambiental em curso e que dá o pontapé de saída para mais de 15 horas de programação especial que o canal Odisseia preparou para assinalar o 'Mês da Terra', de terças a quintas, às 22h30.

A  programação que assinala o Dia da Terra arranca esta terça-feira, 5 de Abril, pelas 22h30, com a estreia de 'Porque ignoramos as alterações climáticas?' (Climate Change: The Brain Paradox), um documentário actual produzido em parceria com o Odisseia resultante de um trabalho de investigação científica que descodifica os mecanismos comportamentais que explicam porque é que, apesar de nunca termos estado tão cientes do risco de colapso ambiental, continuamos a estar renitentes no que respeita às transformações que são necessárias implementar no nosso dia-a-dia.

Porque é que o nosso cérebro é incapaz de processar o aquecimento global? O que explica o fosso crescente entre a ciência e a acção política? Este documentário revelador permite esclarecer os espectadores, através de experiências ao nível da neurociência, antropologia e psicologia comportamental, sobre as dificuldades que existem na implementação das medidas colectivas necessárias para mudar a situação actual, proporcionando, ao mesmo tempo, pistas para superar os medos e contradições associados. Odisseia

Outras propostas

A série documental de quatro episódios, 'Cidades sob Ameaça', é a proposta do Odisseia para ver todas as quartas-feiras, às 22h30, a partir de 6 de Abril e que mostra que as alterações climáticas estão a colocar algumas das cidades mais icónicas do mundo do mundo como Tóquio, Nova Iorque, Veneza e Amesterdão em perigo iminente.

Guardas-florestais, zoólogos e biólogos são os guardiões da beleza natural de ecossistemas únicos onde as espécies animais vivem em perfeita harmonia. Eles são os anfitriões da série documental de seis episódios 'Salvar o Paraíso' que o Odisseia estreia em sessão dupla, dia 7 de Abril, às 22h30 e que explica perigos e ameaças latentes bem como o trabalho de conservação, consciencialização e repovoamento que desenvolvem, os perigos.

'As Cataratas de Iguaçu, Tesouro de Biodiversidade', 'O Mundo Perdido das Galápagos', 'Caño Cristales: O Rio Arco-Íris', 'O Arquipélago Selvagem dos Bijagós', 'Santuário de Umphang na Tailândia' e 'O Lago Kaindy, Jóia das Montanhas do Cazaquistão' são os episódios que compõem a série documental 'Salvar o Paraíso' que mostra, todas as quintas-feiras, às 22h30, a batalha dos homens e mulheres que lutam diariamente para proteger a natureza como verdadeiros heróis do nosso tempo e que, graças aos seus conhecimentos no terreno criam soluções originais para proteger a riqueza natural e condicionar a ganância do Homem.