MSC Cruzeiros e Chantiers de L’Atlantique assinalam etapas nos novos navios movidos a LNG
A Cruise Division do MSC Group e o Chantiers de l’Atlantique celebraram, no passado fim-de-semana, dois marcos importantes para os dois primeiros navios de gás natural liquefeito (LNG) da MSC Cruzeiros, ambos em construção em Saint-Nazaire, França.
O 'MSC World Europa', o primeiro navio a LNG a juntar-se à frota, e a tornar-se o maior navio de cruzeiro a LNG do mundo, completou o seu primeiro conjunto de testes no Oceano Atlântico que incluiu avaliação de desempenho dos motores do navio, manobrabilidade, consumo de combustível, sistemas de segurança, velocidade e distâncias de travagem.
Entretanto, o 'MSC Euribia' começou a navegar pela primeira vez e foi agora transferido para doca seca para que o trabalho continue no navio antes de se juntar à frota da MSC Cruzeiros em Junho do próximo ano.
A MSC Cruzeiros investiu 3 mil milhões de euros em três navios de cruzeiro movidos a LNG e a construção no estaleiro Chantiers de l´ Atlantique em Saint- Nazaire do terceiro navio 'World Class II' deverá começar no inicio do próximo ano.
“Estabelecemos um importante compromisso no ano passado de atingir o objectivo de zero emissões de gases de efeito estufa até 2050 liderando a indústria de cruzeiros no caminho para a descarbonização. O MSC World Europa e o MSC Euribia desempenharão um papel fundamental nesta jornada (....) O LNG é o combustível marítimo mais limpo actualmente, disponível em escala, que reduz significativamente as emissões e também oferece compatibilidade com futuras soluções alternativas de combustível para as quais estamos a investir activamente em investigação e desenvolvimento, incluindo uma célula de combustível de óxido sólido alimentada a LNG a bordo do MSC World Europa. Se o LNG biológico ou sintético estivesse hoje disponível à escala, ambas as nossas novas construções poderiam funcionar com emissões zero desde o primeiro dia”. Pierfrancesco Vago, Executive Chairman, Cruise Division of MSC Group