Produtos e Marcas

Alpine lança 150 unidades de ícone dos ralis

Edição limitada pode ser reservada em França, na aplicação da marca, por 80 mil euros

None

Inspirado no lendário Alpine A110 que competiu no Tour de Corse de 1975, a Alpine  lança um novo coupé, de edição limitada, que apresenta um desenho icónico e um cockpit inequivocamente desportivo. Construído para os ralis, o Alpine A110 Tour de Corse 75 combina agilidade e desempenho, graças ao seu chassis e ao seu motor de 300cv, transmitindo assim, aos seus passageiros, as sensações do Tour de Corse, o rali das 10.000 curvas.

A carroçaria amarela contrasta, na perfeição, com o capot e o tejadilho em preto profundo. A icónica decoração de dois tons, em preto e amarelo, é complementada por gráficos a preto e a branco alusivos ao “Tour de Corse 75”. A assinatura “Tour de Corse 75”, no guarda-lamas dianteiro esquerdo, é acompanhada por um motivo icónico nas portas, um rebordo branco no capot e o número 7 subtilmente estampado na traseira, como uma referência à versão Berlinette de ralis da época. As baquets da Sabelt® são bordadas com a designação Tour de Corse 75 e podem ser equipadas com cintos de segurança de competição. No exterior, as jantes Grand Prix brancas brilhantes de 18 polegadas e as pinças de travão Brembo®, em tons de laranja, realçam o espírito de competição desta edição limitada.

Só estarão disponíveis 150 unidades do Alpine A110 Tour de Corse 75, todas com placas numeradas de 1 a 150. Esta edição limitada apresenta, também, o novo sistema multimédia da Alpine com AndroidAuto™ e a conectividade Apple Carplay™. Em França, pode ser reservada na aplicação da Alpine, desde hoje por 80.000 euros, já com o IVA incluído.

A história na ponta dos seus dedos

Em estrada, esta edição limitada do A110 Tour de Corse 75 assume o lugar de um automóvel icónico na lendária prova de asfalto da Córsega, já que a emocionante história da edição de 1975 pode ser vivida e sentida ao volante desta edição limitada.

Inaugurado em 1956, o Tour de Corse é um dos eventos mais emblemáticos do desporto automóvel, particularmente no universo dos ralis. Em 1967, a prova integrou o Campeonato Francês de Ralis e, em 1973, ascendeu ao Campeonato do Mundo de Ralis. Dois anos mais tarde, 77 automóveis partiram para o asfalto corso, mas apenas 22 terminaram, um claro indicador do grau de dificuldade do rali, até porque a edição de 1975 foi palco de muitas surpresas.

O Alpine A110 e o Lancia Stratos HF lutaram arduamente pela vitória e tudo se resumiu à última etapa especial. O A110 manteve sempre uma diferença de entre 5 e 30 segundos antes do último sector cronometrado, mas ambos estabeleceram tempos idênticos nesta batalha final, com o Alpine a ficar a escassos 32 segundos do lugar mais alto do pódio.

Alpine desportiva

Fundada em 1955 por Jean Rédélé, a marca distinguiu-se pelos seus automóveis desportivos de estilo francês. Em 2018, a marca apresentou o novo A110, um automóvel desportivo fiel aos princípios intemporais da Alpine como as dimensões compactas, a leveza, a agilidade e o prazer de condução. A unidade de negócios Alpine foi criada em 2021 e esta tornou-se assim a marca dedicada aos automóveis desportivos inovadores, autênticos e exclusivos do Grupo Renault, beneficiando da herança e da experiência da sua fábrica histórica em Dieppe e do domínio da engenharia das equipas Alpine Racing e Alpine Cars.