Novo ë-C3 é apresentado como primeiro automóvel 100% eléctrico e acessível da Europa
A Citroen acaba de lançar a nova geração do modelo C3. O ë-C3 100% eléctrico oferece "o melhor conforto da sua classe, uma experiência eléctrica facilitada, um nível de equipamento excepcional e uma relação qualidade-preço excepcional, num produto fabricado na Europa".
Este modelo já conseguiu vender mais de 5,6 milhões de exemplares e prepara-se agora para o mercado eléctrico. O C3 mantém-se como modelo mais popular da marca e representa 29% do volume de vendas da Citroën na Europa. Em 2022, o C3 conquistou 11% do mercado europeu do segmento B.
O novo ë-C3 assinala, de um modo significativo, um novo capítulo para a Citroën. A marca popular e audaz reinventa-se para enfrentar, de forma agressiva, os desafios de tornar a mobilidade 100% elétrica acessível a todos, com o primeiro hatchback do segmento B totalmente elétrico, concebido e construído na Europa para os clientes que desejam os benefícios da mobilidade com emissões zero a um preço líquido, justo e acessível.
Oferecer veículos acessíveis sempre foi uma parte importante do ADN da Citroën. No entanto, as expectativas dos clientes em relação aos veículos do segmento B mudaram, nomeadamente com o aumento da popularidade dos SUV e o desejo crescente de conduzir veículos elétricos dentro e fora das nossas cidades. Tornou-se mais difícil para os construtores europeus satisfazerem essas expectativas. De uma forma única, a Citroën atreve-se a fazer exatamente isso com o novo ë-C3 totalmente elétrico para os compradores europeus: um novo, elegante e confortável modelo do segmento B totalmente equipado, especificamente concebido e fabricado na Europa, e extremamente acessível, com preços finais a partir dos 23.300 Euros Thierry Koskas, CEO da Citroën
Já o interior é espaçoso e foi concebido em torno de superfícies simples, mas requintadas, para proporcionar aos ocupantes um ambiente semelhante ao da sala de estar ou do lounge de suas casas. Os bancos Citroën Advanced Comfort®, com novo padrão, do ë-C3 foram concebidos à medida do automóvel e utilizam espuma adicional para proporcionar uma sensação de acolhimento e suavidade desde o primeiro contacto e uma condução com apoio independentemente da distância a percorrer.
No que é uma estreia na Stellantis, a plataforma nativa para propostas BEV, eficiente em termos de custos, utiliza um conjunto de baterias LFP (Fosfato de Ferro-Lítio) de 44 kWh, proporcionando uma autonomia máxima de 320 km WLTP, com uma capacidade de carregamento rápido de 100 kW DC, permitindo recarregar de 20 a 80 por cento da sua capacidade em 26 minutos.
O carregamento normal em corrente alternada (AC), de 20% a 80%, demora cerca de 4h10 utilizando uma potência de 7 kW, ou 2h50 se estiverem disponíveis 11 kW. É fácil aceder a instalações de carregamento AC, domésticas e públicas, utilizando o cabo Modo 3 de série, ideal para o carregamento regular em casa, utilizando uma Wallbox, bem como fora, em estações de carregamento públicas. O cabo é compatível com uma Wallbox monofásica de 7,4 kW, bem como com uma trifásica de 11 kW.
Assegurar um conforto líder na sua classe e um ambiente sereno para todos a bordo foram prioridades para as equipas de design e engenharia do 100% elétrico ë-C3. No entanto, isto é apenas o início da história, pois foi igualmente importante dotar este hatchback do segmento B, de conceção e construção europeias, com um conjunto surpreendentemente abrangente de equipamentos e soluções inteligentes, que visam satisfazer todas as necessidades dos clientes.
Apesar de ser um automóvel relativamente compacto, o novo ë-C3 100% elétrico dá grande importância às opções conectadas de infotainment, todas elas centradas na facilidade de utilização pelos ocupantes, e no acesso rápido a funcionalidades inteligentes e úteis de que os clientes necessitam para viajar facilmente e viver as suas vidas conectadas sem falhas.
O novo ë-C3 inclui um vasto conjunto das mais recentes tecnologias de assistência ao condutor da Citroën, concebidas para cuidar da mente e do corpo de todos os ocupantes, sobretudo do condutor: active Safety Brake (Sistema de Travagem Ativa); Active Lane Departure Warning System (Alerta Ativo de transposição involuntária de faixa); Driver Attention Alert (Alerta de Atenção ao Condutor); Speed Limit Recognition (Reconhecimento de Limites de Velocidade); Electric Parking Brake (EPB; Travão de Estacionamento Elétrico); Intelligent Beam Headlights (Faróis de Feixe Inteligente); Rear Parking Sensors (Sensores de Estacionamento Traseiros).