DNOTICIAS.PT
Produtos e Marcas

Vinho Original Reserva Branco 2020 premiado

None

O vinho Original Reserva Branco 2020, do produtor Quatro Cravos, foi galardoado no Concurso de Vinhos e Espumantes 2023 - organizado pela Comissão Vitivinícola da Bairrada - com a medalha Grande Ouro 2023.

Este foi o vinho mais votado em competição - 'O Grande Vencedor'. A esta medalha somou-se a de Melhor Vinho Branco 2023.

A edição do Concurso de Vinhos e Espumantes 2023 contou com a participação de 120 vinhos e espumantes da Região Bairrada, 65 vinhos tranquilos e 55 espumantes avaliados em prova cega. Foi composta por um painel de 14 jurados especialistas nacionais – enólogos da região, representantes da Associação de Escanções de Portugal e da imprensa local -, que primam pelo rigor e comprovam a qualidade dos vinhos Bairradinos, refere em nota dirigida à imprensa. 

"A Quatro Cravos, mais uma vez, é reconhecida pela qualidade sempre presente nos seus vinhos e espumantes característicos da Região Bairrada, exemplo disso é o Original Reserva Branco 2020, vinho elegante, cremoso e equilibrado da casta Arinto, com aroma tostado com notas florais de laranjeira e tília, e alperce. De sabor complexo, contém uma acidez viva com notas de tosta e citrinos. Final de boca elegante e longo", acrescenta a mesma nota. 

O Palácio da Borralha, em Águeda, foi o local escolhido para a cerimónia de entrega de prémios, na passada noite de sexta-feira, dia 3 de Novembro, sendo dirigida por Pedro Soares, presidente da Comissão Vitivinícola da Bairrada.

“O envolvimento entusiástico dos produtores e o sinal de vitalidade dado pelo número de vinhos apresentados ao concurso”, destacou Pedro Soares, deixando também uma mensagem aos produtores:  “O nosso activo são as uvas, não o vinho, temos de apostar na qualidade, consciência e diferenciação, oferecendo aos consumidores vinhos garantidamente feitos com uvas da Bairrada, ou seja, apostando na certificação dos nossos vinhos". 

Também presente na cerimónia, Bernardo Gouvêa, presidente do Instituto da Vinha e do Vinho, salientou a “Importância decisiva na aposta na identidade, carácter e diferenciação dos vinhos”. Por fim, disse que "a Bairrada tem de certificar mais”.