Prazeres

Sustentabilidade dá o mote para a 6.ª edição do Food & Wine Experience

Trata-se de uma aposta dos Chefs da Savoy Signature

None

A 6.ª edição do Food & Wine Experience regressa no dia 11 de Março, pelas 19h30, no hotel Saccharum, num jantar exclusivo que valoriza mais ainda a gastronomia sustentável, uma aposta dos Chefs da Savoy Signature para alertar para a preservação do planeta.

Estes eventos juntam os Chefs dos seis hotéis da Savoy Signature na mesma cozinha e apresentam "uma carta recheada de delícias gastronómicas, harmonizada com vinhos de topo". Nesta edição a atenção está voltada para os sabores dos ingredientes orgânicos e dos vinhos biológicos. 

"Assim, além do melhor aproveitamento de todos os ingredientes, os Chefs recorrem a produtos locais, como peixes e vegetais. Os vinhos naturais, que não recorrem a pesticidas, enxofre ou cal no seu processo de fabrico, harmonizam a refeição. As fermentações e as suas culturas vivas também fazem parte da experiência de degustação", explica nota à imprensa.

Os pratos estarão a cargo dos chefs Carlos Gonçalves, Fernando Silva, Nélio Rodrigues, Pedro Campas, Raúl Ferreira, Sandy Luís e Teresa Barradas. 

Eis o que pode esperar:

A experiência começa na Galeria 1425, o espaço cultural do hotel, com um cocktail de boas-vindas: croquete de feijão azuki, pickle de cebola e vinagrete de ameixa, a acompanhar com um Terra do Grifo Rosé 2021. O ceviche de pargo com coco e gengibre é servido com um Terra do Grifo Branco 2021. Por fim, a tempura de polvo, maionese de alho fermentado e sunomono será harmonizada com um Terra do Grifo Rosé 2021.

Já na Sala Melaço do Saccharum, a degustação começa com um amuse-bouche da autoria da Chef Sandy Luís: espuma de abóbora, queijo boursin, pickle de lima, crumble de lentilhas e redução de hidromel. Para acompanhar, um Encosta Sobral Reserva 2021. Um vinho que harmonizará também o prato seguinte, a entrada fria pensada pela Chef Teresa Barradas: cherne curado, puré de beterraba, espuma de funcho, molho de mostarda e mel com tostas finas de pão de massa mãe.

É depois momento para a entrada quente, desenhada pelo Chef Carlos Gonçalves: camarão osibule, arroz de salicórnia, emulsão de erva caninha e puré de limão. Para acompanhar, um Encosta Sobral Grande Reserva Vinhas Velhas 2020.

Raul Ferreira, o Chef anfitrião, prepara o prato de peixe: atum, texturas da terra, vichyssoise de espargos e tomate, harmonizado com um Infantes Tinto 2018.

Segue-se o prato de carne, uma escolha do Chef Nélio Rodrigues: filete de porco provençal, relish de tomate, chucrute, manga e molho chermoula, acompanhado por um Paço dos Infantes Touriga Nacional 2020.

A sobremesa é trabalhada pelo Chef Pedro Campas, que também foi buscar ingredientes orgânicos e locais: cenoura, requeijão, laranja e beterraba, harmonizada com um Convés Espumante /Sparkling Brut 2018. E ainda chocolate, framboesa e pistácio como petit-fours.

 O evento tem um valor associado de 59€ por pessoa, por adulto, e de 32 euros para menores de 18 anos