Prazeres

KAMPO convida Luís Brito para o projecto '12 Chefs 12 Meses'

Cultura e a gastronomia da população madeirense estarão em destaque

None

Mel-de-cana é o produto 'rei' do mês

Para a quarta edição do projecto '12 Chefs 12 Meses' o chef Júlio Pereira do restaurante KAMPO convidou o chef Luís Brito, do 'A Ver Tavira'. Os chefs irão visitar produtores locais e celebrar o especial património cultural gastronómico madeirense, com especial destaque para o mel-de-cana da Madeira, um produto endógeno de excelência que marca a história, a cultura e a gastronomia da população madeirense desde o século XV.

Voltamos a receber um chef e colega que admiro, nesta iniciativa que visa promover e valorizar o património cultural gastronómico e turístico incrível, e de excelência, que o arquipélago oferece. Este mês iremos destacar o mel-de-cana da Madeira, um produto único e exclusivo da ilha, e pelo qual sempre tive uma paixão muito grande. No evento deste mês do '12 chefs 12 meses', no Kampo, a cozinha, os produtos e a essência madeirenses irão brilhar pelas mãos do Luís, um chef reconhecido pela sua abordagem contemporânea e criatividade ao trabalhar sabores regionais. Júlio Pereira, chef e proprietário do KAMPO

Com o secular mel-de-cana da Madeira em destaque, os chefs irão visitar a Fábrica do Ribeiro Sêco, com mais de 135 anos de história e um dos mais antigos produtores da ilha. A fábrica especializa-se na produção e comercialização deste produto 100% natural e sem aditivos, feito com base na mesma receita desde a sua fundação, tendo atualmente alargado a sua oferta para bolos, broas e bombons de mel-de-cana. 

O convite do Júlio foi recebido com imensa satisfação. Adoro a Madeira, gosto de desafios, e partilhar a cozinha com o Júlio é, sem dúvida, uma honra. Acompanho o trabalho deste chef há muitos anos, que tem vindo a fazer um grande trabalho pela região e os seus produtos, com enorme determinação, paixão pela cozinha e empenho em fazer diferente. O Júlio dá a oportunidade não só aos visitantes, mas aos madeirenses, de viverem experiências gastronómicas diferenciadoras onde a sua gastronomia e tradições são valorizadas. Luís Brito, chef do A Ver Tavira

Os chefs irão também dedicar uma tarde ao Vinho Madeira, com uma visita à Blandy’s, um dos fundadores do comércio deste vinho fortificado, produzido exclusivamente nesta ilha, e a única família ainda envolvida na gestão da própria empresa original.

O almoço de 29 de Abril tem início às 13 horas e conta com um original menu de degustação com seis momentos. O valor por pessoas é de 65 euros com bebidas incluídas.

Sobre Luís Brito e o restaurante 'A Ver Tavira'

Natural de Santa Clara-A-Nova (Almodôvar), iniciou o seu percurso na cozinha em 1989, quando ingressou na Escola de Hotelaria de Faro, tendo-se formado em cozinha e pastelaria. Começou a sua digressão profissional como cozinheiro, passando por vários restaurantes e hotéis na região do Algarve.

A sua vasta experiência tem lhe granjeado reconhecimento e notoriedade ao longo de 30 anos de carreira, repletos de amizades e vivências únicas. A liderar o seu próprio projecto no 'A Ver Tavira', já conquistou várias distinções, como o Certificado de Excelência do TripAdvisor em 2018 e as Recomendações no Guia Michelin e na Boa Cama Boa Mesa de 2019 a 2021.

O restaurante 'A Ver Tavira', a cargo do chef Luís Brito desde 2017, é um projeto de alta gastronomia criativa com foco nos produtos regionais. Com uma abordagem contemporânea e inspirações nas cozinhas mediterrânica e algarvia, foi o primeiro da cidade a ser distinguido pelo guia Michelin, em 2022. Nas imediações do antigo castelo mourisco e com uma vista privilegiada sobre o rio Gilão, o chef Luís Brito oferece criações internacionais, primando pela criatividade nos seus menus de sabores algarvios.

Sobre o projeto '12 chefs 12 meses'

O KAMPO propõe-se ser o embaixador gastronómico da Madeira durante os vários meses do ano, com vista à promoção da ilha enquanto destino turístico gastronómico de excelência.

A convite do chef Júlio Pereira, os seus pares nacionais e internacionais deslocam-se à ilha para descobrirem o seu território, os seus produtores e toda a sua identidade gastronómica. O projecto visa privilegiar a descoberta dos 'saberes e sabores' típicos da Região. Na cozinha, os chefs irão criar menus especiais com base na sazonalidade, diversidade e cultura únicas da ilha, com tendo os seus produtos característicos como protagonistas. Todos os chefs convidados são desafiados a trabalhar com produtos de qualidade, sazonal e característicos do arquipélago madeirense, com uma abordagem contemporânea e com a diversidade da técnica que cada convidado trará consigo.

O projecto visa a valorização da Madeira no seu todo, envolvendo a dinamização da ilha e do património natural, cultural e gastronómico, enquanto ferramenta de desenvolvimento local. Os eventos pretendem levar pessoas à Madeira, para que estas levem a Madeira consigo, ao divulgar o território, as tradições e a qualidade, diversidade e disponibilidade do produto, apoiado na credibilidade de Júlio Pereira. 

'12 chefs 12 meses' do KAMPO apresenta ao público a oportunidade de viver experiências gastronómicas únicas, que homenageiam a essência do arquipélago e da gastronomia da Madeira.