Produtos e Marcas

Barbie apresenta a sua primeira boneca com Síndrome de Down

O lançamento faz parte da linha global das Barbie Fashionistas para 2023, com o objectivo possibilitar que ainda mais crianças encontrem uma boneca Barbie que as represente, bem como estimular a empatia e aceitação da diferença nas crianças

None

Barbie apresenta o lançamento da boneca Barbie com síndrome de Down, sob o desejo de permitir que ainda mais crianças se possam ver a si mesmas nas bonecas Barbie, mas também evidenciar que a Barbie reflecte o mundo à sua volta, estimulando a aceitação da diferença, e inspirar todas as crianças a contarem mais histórias através de brincadeiras.

Sendo a linha de bonecas mais inclusiva e que apresenta maior diversidade no mercado, a Barbie desempenha um papel importante nas experiências das crianças desde cedo, e estamos dedicados em fazer a nossa parte para contrariar o estigma social através das brincadeiras. O nosso objectivo é permitir que todas as crianças se possam rever na Barbie e, em simultâneo, encorajarmos as crianças a brincarem com bonecas que não se pareçam consigo mesmas. Brincar com bonecas fora da experiência vivida pela própria criança pode ensinar compreensão e criar uma maior noção de empatia, levando a um mundo de maior aceitação. Estamos orgulhosos de apresentar a boneca Barbie com síndrome de Down para melhor reflectir o mundo à nossa volta e aprofundar o nosso compromisso em celebrar a inclusão através de brincadeiras. Lisa McKnight, Vice-Presidente Executiva e Diretora Global da Barbie & Dolls, Mattel.

Para garantir que a boneca representa verdadeiramente uma pessoa com síndrome de Down, a Barbie trabalhou com proximidade com a National Down Syndrome Society (NDSS) – Sociedade Nacional de Síndrome de Down, nos Estados Unidos da América. A NDSS empodera indivíduos com síndrome de Down e as suas famílias, ao fornecer recursos, conduzindo mudanças de políticas e envolvendo-se com as comunidades locais. As orientações e experiências reais da NDSS, informaram o processo de design desta nova boneca, do princípio ao fim, incluindo a escultura da boneca, roupa, acessórios e packaging. A estreita parceria assegurou que a equipa da Barbie celebrava indivíduos com síndrome de Down através de uma boneca que se iria, imediatamente, conectar com a sociedade.

Foi uma honra trabalhar com a Barbie na boneca Barbie com síndrome de Down. Significa muito para a nossa comunidade, que, pela primeira vez, pode brincar com uma boneca Barbie que se parece consigo. Esta Barbie serve como um lembrete de que nunca devemos subestimar o poder da representação. É um gigante passo em frente na inclusão e um momento que estamos a celebrar Kandi Pickard, presidente e CEO da NDSS

Aconselhada pela NDSS, a Barbie teve um propósito em cada escolha do design da boneca, incluindo:

  • a Escultura: esta boneca introduz uma nova escultura de rosto e corpo para ser mais ilustrativa de mulheres com síndrome de Down, incluindo uma estrutura mais curta e um tronco mais longo. A nova escultura facial apresenta uma forma mais arredondada, orelhas menores e uma ponte nasal plana, enquanto os olhos são ligeiramente inclinados em forma de amêndoa. As palmas das mãos da boneca incluem até uma única linha, uma característica frequentemente associada a quem tem síndrome de Down;
  • Moda e Acessórios: o vestido com mangas em balão, tem um padrão de borboletas e cores amarelas e azuis que são símbolos e cores associadas à consciência da síndrome de Down. O colar de pingente rosa da boneca, com três divisas para cima, representa as três cópias do cromossoma 21, que é o material genético que causa as características associadas à síndrome de Down. As três divisas, ou setas, são um símbolo que une a comunidade da síndrome de Down e pretendem representar "os poucos com a sorte" de ter alguém com síndrome de Down na sua vida;
  • Órteses: a boneca Barbie Fashionista com síndrome de Down também usa órteses rosa para os pés no tornozelo (AFOs) para combinar com sua roupa e seus tênis exibem um detalhe de zíper. Algumas crianças com síndrome de Down usam órteses para apoiar os pés e tornozelos e a NDSS forneceu uma caixa de órteses para servir de inspiração na vida real para as que esta Barbie Fashionista usa, que combinam com a sua roupa e as cores brilhantes do seu design.

A nova Barbie com síndrome de Down vem reforçar que as primeiras experiências das crianças ajudam a moldar os seus pensamentos e percepções – e a Barbie pode desempenhar um papel importante neste processo. Quando uma criança brinca com a Barbie, ela projecta os seus sonhos e imagina que pode ser qualquer coisa. Brincar com bonecas tem um propósito incrível durante as principais etapas de desenvolvimento, pois pode ajudar a colocar as crianças no caminho para o sucesso, permitindo que desenvolvam empatia - estimulando as competências sociais necessárias para se destacarem à medida que imaginam o seu futuro com igualdade de condições. A boneca Barbie com síndrome de Down permite que mais crianças se vejam na Barbie, bem como o mundo ao seu redor, o que pode ajudar a promover uma sensação de inclusão.

Inspirada na parceria da Barbie com a NDSS e no envolvimento global nesta missão de promover maior inclusão e diversidade, também em Portugal, a marca pretende divulgar projectos que partilhem deste propósito conjunto, como é o caso do Café Joyeux: uma família de cafés-restaurantes inclusivos e solidários, abertos ao público que têm como missão empregar e formar pessoas com dificuldades cognitivas, com o sonho de que um dia, a diferença já não seja diferente, mas sim parte do dia-a-dia da sociedade. Ao apoiar a associação VilacomVida, responsável pelos Cafés Joyeux, todos podem contribuir para um mundo mais inclusivo. Desta forma a Barbie incentiva a que a comunidade se una em torno desta causa, contribuindo ativamente para a mesma, que poderá ser realizado sob meio de doações no site https://donativos.vilacomvida.pt/ ou tornando-se cliente do seu espaço, no nº 26 da Calçada da Estrela, em Lisboa.

A Barbie é a linha de bonecas mais inclusiva do mercado – com mais de 175 looks que oferecem uma variedade de cores de olhos, cores e texturas de cabelo, tipos de corpo, deficiências e modas, para contar mais histórias. A Barbie introduziu bonecas com vitiligo, bonecas que utilizam uma cadeira de rodas ou um membro protético, uma boneca com aparelhos auditivos e uma boneca sem cabelo. Este ano, a Barbie continua a representar a pertença global e a inclusão com a linha completa de Fashionistas 2023, que também inclui novas bonecas com uma variedade de tipos de corpo, incluindo uma nova boneca Fashionista utilizando aparelho nos dentes e um boneco Ken Fashionista com uma perna protética.

As bonecas Fashionistas 2023, incluindo a boneca Barbie com síndrome de Down, encontram-se disponíveis para venda nos principais pontos de venda em Portugal e tem o PVP de 15,99 euros.