Pessoas

Reid's Palace tem novo chef executivo criativo

Fotos DR
Fotos DR

O Reid’s Palace, a Belmond Hotel, Madeira, passa a ter um Creative Executive Chef. O Chef José Diogo Costa, cujo percurso no universo da alta cozinha já passou por destinos tão distintos quanto Noruega, Chile ou Tailândia, regressa à ilha onde nasceu para abraçar este desafio. O objetivo é dar seguimento ao contínuo processo de modernização que o hotel tem alavancando nos últimos anos, chegando agora a vez desse caminho ser também trilhado em toda a oferta gastronómica do Reid’s Palace.

Esta aposta criativa acontece com os olhos postos no futuro, porém, também a pensar na presente necessidade de dar uma resposta ainda mais eficiente, e sempre de excelência, às exigências de novos públicos que têm chegado ao hotel, cada vez mais contemporâneos. José Diogo Costa irá trabalhar em conjunto com os vários chefes residentes do Reid’s Palace no desenvolvimento de novos conceitos e menus para os diversos restaurantes já existentes. A par disto, fará também a análise e a reformulação de todas as demais componentes gastronómicas que compõem o vasto leque de serviços proporcionados aos hóspedes, desde os caterings de luxo servidos durante as experiências exclusivas do Reid’s Palace, aos eventos especiais que completam a agenda anual do hotel.

“Estamos muito entusiasmados com a chegada do Chef José Diogo Costa. Natural da madeira, cidadão do mundo, com carinho especial pelas ilhas e, acima de tudo, detentor de uma criatividade ímpar. Exatamente a solução que necessitávamos para fazer face às necessidades do novo público, mais jovem, mais exigente e com enorme curiosidade sobre produção local”, explica Ciriaco Campus, Diret  or-Geral do Reid’s Palace, a Belmond Hotel, Madeira.

O terroir madeirense será o ponto de partida deste processo criativo em torno da comida e da bebida, enquanto que o mundo inteiro servirá de inspiração para o resultado final, ou não fosse este um hotel cujo ADN assenta na arte de bem-receber pessoas de destinos tão distintos há mais de 130 anos, sabendo-se reinventar e adaptar a quem o visita, década após década.

Sobre o 'chef' José Diogo Costa

Natural do Funchal, José Diogo Costa é filho de pai Viseense e de mãe Madeirense, tendo dividido a sua infância entre o Arquipélago e a região de Viseu Dão-Lafões.

Estudou na Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra e posteriormente no Porto, onde tirou Gestão e Produção de Cozinha. Terminada a formação, começa a sua aventura nos países nórdicos, em Oslo, onde trabalhou no restaurante Kontrast, com uma estrela Michelin. De regresso a Portugal, trabalhou no Asiático com o Chef Kiko, em Lisboa, e mais tarde no Porto, com o Chef João Cura no restaurante Almeja.

As saudades sua terra natal, levaram-no ainda ao Il Gallo d ´Óro, no Funchal, por uma temporada. Contudo, o desejo de viajar pelo Mundo falou mais alto, e aceitou o desafio de ser Sous Chef de Luís Américo em Macau, onde viveu um ano e absorveu o máximo da cultura e da gastronomia Asiática.  De férias na Tailândia, apaixona-se pelo país e pelas pessoas e decide ficar por lá um ano, onde trabalha com o mítico Gaggan Anand no seu restaurante de duas estrelas Michelin, considerado o melhor restaurante da Ásia por cinco anos consecutivos. Trabalha ainda no restaurante Canvas no centro de Banguecoque, este também estrelado.

Na aventura seguinte, passa uns meses em Bali, mas as imposições provenientes da pandemia COVID-19 “obrigaram-no” a apanhar o último voo possível para a Europa, onde se instala na capital Alemã e trabalha no FREA, um projeto Vegan. Começa a crescer o interesse pelo vinho e esse desejo de conhecer mais sobre o tema, leva José a viajar até ao Austríaco Gut Oggau, onde alterna “tesouradas” na vinha com provas e serviço na taberna da adega, onde permanecia isolado do mundo, numa pequena vila com apenas mil habitantes. Ainda em contexto de pandemia, participa, durante dois meses, num pop-up de sucesso em Helsínquia, baseado na cozinha de fusão Japonesa, com o reconhecido Toni Toivanen.

Com o objetivo de aprender ainda mais sobre viticultura, no início do ano de 2021 parte para o Chile, mais concretamente para a adega Macatho, onde vindimou, conheceu e aprendeu mais sobre as vinhas. Em maio do mesmo ano, abraça o projeto da Azores Wine Company, com um plano inicial de continuar a sua aprendizagem sobre viticultura e vinhos. Na sequência positiva de um pedido ocasional para confecionar um jantar, onde colocou à prova toda a sua experiência e Know-how de cozinha e sala, foi convidado a organizar o projeto do restaurante da AWC, direcionado em proporcionar uma experiência única onde o produto local se funde com as experiências vividas dos países por onde passou, harmonizadas com os vinhos do universo do enólogo António Maçanita. Nos dois anos que se seguem, ajuda a solidificar a cozinha do restaurante da AWC, sendo este projeto eleito revelação de Enoturismo 2022 pelo guia “Boa Cama Boa Mesa”, para além de ingressar nos rankings dos prémios “Mesa Marcada” e despertar a curiosidade dos “The World’s 50 Best Restaurants”.

Com cerca de quarenta países no currículo, aceita o desafio de Reid´s Palace, a Belmond Hotel para integrar a equipa como Creative Executive Chef, com o intuito de ajudar o hotel a atingir os seus objetivos de modernização e a satisfazer os que o procuram com a excelência do mais lendário serviço de hotelaria Madeirense.