Produtos e Marcas

Sidra da Madeira premiada em concurso nos Estados Unidos da América

A aRRebITa, da Sidraria dos Prazeres, em foco em competição internacional

None

A marca madeirense aRRebITa foi única sidra portuguesa premiada nos Estados Unidos da América num concurso que se realiza há 20 anos naquele país e composto por um júri de referência internacional.

O concurso Great American International Cider Competition em Nova Iorque, nos EUA, que teve lugar em Rochester, na referida metrópole, a 6 e 7 de Maio, reconheceu a qualidade da sidra madeirense ao atribuir a medalha de Prata a três lotes diferentes da sidra aRRebITa da Sidraria dos Prazeres.

Esta não é a primeira vez que a sidra aRRebITa é reconhecida internacionalmente. Como o DÁRIO noticiou recente, recebeu a medalha de Ouro no Cider World 2023, na Alemanha, em 27 de Abril na competição em que é realizada uma análise científica das sidras a concurso pela Universidade Geisenheim.

O Great American International Cider Competition reclama o mérito de terem juízes de classe mundial e profissionalmente certificados. Como podemos ler na página electrónica da organização, está exposto o currículo de cada um dos juízes, com extensa experiência no sector: “Para fazer uma sidra de excelência requer arte, dedicação, ciência e paixão em cima da mesa; nós sentamos os juízes mais respeitados do mundo do outro lado da mesa”, refere a Great American International Cider Competition.

Para além da garantia de uma avaliação cega das sidras, sem os juízes conhecerem a identidade do produtor, sublinha-se que o produto é avaliado pelo seu próprio mérito - presença, equilíbrio e carácter - e não por comparação com outras sidras participantes na competição.

O júri desta edição 2023 da Great American International foi composto pelos peritos Damin Sawyer, Debbie Tempelton, Eden Mayora, Francois Cote e Meredith Colins.

Sobre a aRRebITa

A sidra aRRebITa é obtida de diferentes variedades de maçãs/pêros regionais frescos da ilha, colhidos dos melhores pomares e processados de forma rigorosa. As origens vulcânicas do arquipélago da Madeira conferem sabores e aromas especiais a esta sidra, que é límpida, cor palha, bastante aromática, buscando aromas do vinho Madeira, devido ao facto de estar armazenada em pipas de vinho Madeira. Deverá ser consumida fresca à temperatura de 14ºC. É uma sidra 100% natural, sem conservantes ou gaseificantes.

A designação aRRebITa tem origem na segunda pessoa do singular do imperativo afirmativo do verbo arrebitar, um modo que expressa um convite, conselho ou súplica. No sentido informal e popular, arrebitar significa dar ou ganhar ânimo, força e vitalidade. Espevitar. No sentido literal significa pôr ou ficar em pé, na vertical.

Sidraria dos Prazeres

A empresa Mistérios da Quinta, premiada em 2023 com galardões de Ouro e Prata, foi criada em 2016 nos Prazeres, Ilha da Madeira, Portugal, e é proprietária da fábrica Sidraria dos Prazeres onde é produzida a marca de aRRebITa.

Os Prazeres são uma freguesia localizada a 600 metros acima do nível do mar, na região sudoeste da Ilha, num planalto próximo às montanhas e voltada para o Oceano Atlântico e o pôr do sol. Nestas terras altas, incluindo outras aldeias próximas como a Fajã da Ovelha, Ponta do Pargo ou Estreito da Calheta, cultivam-se maçãs silvestres de grande qualidade.

O projecto está ancorado na economia solidária e no comércio justo, numa comunidade de agricultores idosos, e a produção visa ainda a sustentabilidade ecológica e a preservação das espécies de maçã e pêro silvestres regionais.