Prazeres

Chef Júlio Pereira recebe João Rodrigues para celebrar a banana da Madeira

Sexto evento do '12 chefs 12 meses' acontece a 24 de Junho

None

A sexta edição do projecto '12 chefs 12 meses', neste mês de Junho, leva no dia 24 o chef João Rodrigues até ao restaurante Kampo, onde vai cozinhar juntamente com o chef Júlio Pereira, numa celebração à banana da Madeira. João Rodrigues faz parte dos projectos Matéria e Residência e é um dos mais reconhecidos chefs nacionais.

"Esta iniciativa, que pretende valorizar o património gastronómico, turístico, cultural e socioeconómico do arquipélago da Madeira, reúne, assim, dois nomes do sector reconhecidos pelo seu trabalho e dedicação na promoção e valorização do produto nacional, assim como o estreitar da relação entre os chefs/restaurantes e os produtores locais. Ambos com iniciativas com base na sazonalidade, que se dividem pelos vários meses do ano, complementam-se na promoção dos produtores e diversidade dos produtos regionais, muitos deles endógenos, e na divulgação das regiões, culturas e tradições, incluindo produtos e produtores pouco conhecidos e/ou esquecidos com enorme qualidade gastronómica, cultural e histórica", refere nota à imprensa. 

O chef João Rodrigues é o criador do Matéria, um projeto sem fins lucrativos, que pretende valorizar e promover os produtores nacionais com boas práticas agrícolas e produção animal que respeita a natureza e os ecossistemas, enquanto elementos fundamentais da cultura portuguesa. Este materializa-se através de uma plataforma digital de produtores, de forma a reunir “o melhor que se encontra em Portugal, contar as histórias destas pessoas que trabalham diariamente para alimentar uma comunidade com produtos de excelência, promovendo a sua sustentabilidade económica, contribuindo para a sua conservação e crescimento futuro e preservação da identidade e cultura portuguesas”. Aberto a todos os que desejem participar e ajudar neste mapeamento, é um espaço para todos e construído por todos, de forma a contribuir para a sustentabilidade do trabalho dos produtores e promover o aumento do consumo - forma mais consciente - dos produtos portugueses, contando com a participação de diversos chefs, apaixonados pelo setor e comunidades com interesse em agir enquanto agentes de preservação.

Já o projecto Resiliência  é uma experiência itinerante focada na vertente gastronómica que percorre o país durante este ano, num formato “12 meses 12 regiões”, de forma a explorar as várias regiões do país com destaque para os produtos e produtores locais, de forma a homenagear a diversidade cultural e natural de Portugal.

No dia anterior ao evento, os chefs irão visitar a GESBA-Empresa de Gestão do Sector da Banana, detentora da marca Banana da Madeira e responsável pela administração e exploração dos meios de produção deste fruto exclusivamente originário de uma das nove regiões ultraperiféricas da Europa, a Região Autónoma da Madeira.

“É com enorme prazer e entusiamo que recebemos o chef João Rodrigues este mês, cujo trabalho e percurso admiro imenso, e com o qual partilho esta missão de valorizar produtos endógenos de excelência e produtores regionais e a enorme riqueza gastronómica, bem como o respetivo território, com base na sazonalidade e na promoção das tradições, vivências e cultura das gentes de cada local” explica Júlio Pereira, chef e proprietário do KAMPO, acrescentando: ”Neste sexto evento vamos destacar a Banana da Madeira, um produto de enorme qualidade e multifacetado, e que tem um papel fundamental na vida dos madeirenses e na valorização da região a nível internacional”.

“É uma honra poder regressar ao Funchal para cozinhar novamente com o chef Júlio Pereira. Com esta iniciativa pretende-se salvaguardar e valorizar a identidade gastronómica da região, dos seus produtos e as suas gentes, objetivos que partilho e que movem os meus projetos. É indiscutível o papel que Banana da Madeira tem na valorização da Região Autónoma da Madeira, e na promoção da sua cultura no mundo, pelo que estou muito feliz por poder descobrir mais sobre este fruto, e poder trabalhá-lo num projeto com o qual me identifico muito”, refere o chef João Rodrigues.

O almoço decorre no sábado, dia 24 de Junho, às 13 horas, com um menu de 6 momentos, com um custo de 65€ por pessoa (bebidas incluídas).