DNOTICIAS.PT
Palavras

Dom Quixote edita 'Jogo Duplo'

None

A Dom Quixote edita na próxima segunda-feira, 20 de Fevereiro, a obra 'Jogo Duplo, do historiador e jornalista britânico Ben Macintyre, que conta a verdadeira história dos espiões no dia D, uma narrativa que passa por Berlim, mas tem muito episódios no Estoril.

A operação de desembarque aliado na Normandia, no dia 6 de junho de 1944, foi o ponto de viragem da II Guerra Mundial, uma vitória conquistada pelas armas, mas também foi um triunfo de uma operação de natureza muito diferente – uma operação feita uma monumental teia de enganos, que envolveu todos os ramos da “intelligence” – o M16, a Resistência Francesa e o FBI. No seu seio estava o sistema Double Cross, um grupo de agentes duplos cuja bravura, traição, ganância e inspiração convenceram os nazis de que Calais e a Noruega, e não a Normandia, eram os alvos da força invasora aliada de 150 mil homens.

Sob a direção de um oficial de inteligência tão excêntrico quanto brilhante, que trabalhava num covil fumarento em Saint James, em Londres, esta equipa de espiões criou uma teia de ilusões tão intricada e convincente que conseguiu ludibriar o exército hitleriano para que as tropas aliadas pudessem atravessar em segurança o Canal da Mancha. Estes agentes duplos não eram guerreiros convencionais, mas juntos criaram uma obra-prima de ilusão que salvou uma quantidade enorme de vidas. Os seus nomes de código eram Bronx, Brutus, Trasure, Tricycle e Garbo: uma playgirl bissexual peruana, um pequeno piloto de aviões polaco, um playboy sérvio, um criador de galinhas espanhol e uma francesa histérica, cujo amor obsessivo pelo seu cão quase deixou a perder toda a operação. Sob o comando de um brilhante, mas excêntrico, oficial de informações, esta equipa de espiões criaram ilusões que iludiram o exército nazi e ajudaram as tropas aliadas a chegar à Normandia.  
Ben Macintyre é colunista e editor no londrino Times. Foi correspondente daquele jornal em Nova Iorque, Paris e Washington. É autor de diversos livros, incluindo Agente Zigzag, Um Espião Entre Amigos, Operação Secreta e Agente Sonya. Em 2019, O Espião e o Traidor, que conta a história do agente duplo do KGB Oleg Gordievsky, alcançou um enorme sucesso internacional e foi finalista do Ballie Gifford e do National Book Awards. O livro seguinte foi Agente Sonya: Amante, Mãe, Soldado, Espia, sobre Ursula Kuczynski – nome de código «Sonya» –, a maior espia do século XX. Vários dos seus livros foram adaptados ao cinema e a séries de televisão, incluindo Operação Secreta, Um Espião Entre Amigos e SAS Rogue Heroes.