Bordallo Pinheiro lança 'Jarra com Lagostas'
A Fábrica de Faianças Bordallo Pinheiro celebra 140 anos e para assinalar esta efeméride lança a peça 'Jarra com Lagostas'.
Do riquíssimo acervo de Raphael Bordallo Pinheiro e seu filho, Manuel Gustavo, a Bordallo Pinheiro recupera agora uma jarra criada em 1904, que figura na coleção permanente do Museu de Cerâmica nas Caldas da Rainha. A elegância e inovação formal desta peça, Jarra Lagostas, foi determinante na decisão de a reproduzir. Nela se conciliam o naturalismo e exuberâncias bordallianos, mas exibindo uma notável contenção no desenho e na pintura. De linhas geométricas, puras e minimais, incluindo o desenho quadrado das asas e até a simetria dos elementos decorativos,
Jarra Lagostas precede o modernismo em Portugal. Uma Peça do Ano que é uma criação para todos os tempos.
Esta peça tem um valor de 1700,00€ e só pode ser adquirida por encomenda.
A Fábrica de Faianças das Caldas da Rainha foi fundada em 1884, cruzando as artes tradicionais da cerâmica, a modernidade de diversos estilos que se anunciavam como o futuro, e a originalidade e irreverência do seu criador, Raphael Bordallo Pinheiro. Assim nascia a produção de peças indissociáveis, até hoje, do nosso imaginário, plenas de criatividade e humor, marcadas pela consciência social e pela transgressão das ideias feitas.