Ikea e Deco Proteste explicam como uma família portuguesa pode poupar mais de 600 euros/ano
Em parceria com a Deco Proteste, a marca Ikea desenvolveu um estudo sobre poupanças associadas a pequenas alterações de hábitos e utilização de produtos mais eficientes, que permitem poupar energia e água e reduzir o desperdício alimentar e o uso de descartáveis. A escolha dos produtos certos, e a alteração de hábitos de consumo contribui, não só para estas poupanças, como também para a redução do impacto ambiental.
Considerando uma família de três pessoas a viver em Portugal, e os respectivos hábitos de consumo, este estudo da Deco Proteste demonstra que é possível uma poupança de mais de 600 euros por ano, através da utilização de produtos da Ikea que possibilitam:
• Poupança de energia através da redução do consumo de electricidade: 148 euros, 111kg de emissões de CO2 evitadas;
• Poupança de água através da redução do consumo de litros de água: 213 euros, reduzindo 160 100 litros de água;
• Redução dos resíduos alimentares: 32 euros, redução de 23 kg de alimentos enviados para o lixo;
• Redução da utilização de produtos descartáveis: 219 euros, reduzindo 14,4kg de plástico desperdiçado.
A Ikea entrou nas nossas casas há 20 anos, para fazer delas um espaço onde possamos viver melhor. Esta história de amor tem sido construída não só graças às soluções flexíveis e funcionais da marca, ou aos preços cada vez mais acessíveis, mas também ao seu papel de promotor de hábitos e comportamentos que nos permitam ter uma vida melhor. Sabemos o quão difícil está a vida dos portugueses face ao aumento exponencial do custo de vida, e associámo-nos à Deco Proteste para nos ajudar a perceber de que forma os nossos produtos, e a forma como são utilizados, permitem aos portugueses poupanças significativas no seu orçamento familiar, reduzindo simultaneamente o impacto ambiental. Ana Barbosa, responsável de Sustentabilidade da Ikea Portugal
“Na Deco Proteste damos um enorme valor à nossa estratégia de sustentabilidade e esta passa por, entre outros, fornecer informação que ajude os consumidores a alterar o seu comportamento e optar por escolhas mais sustentáveis e que se traduzam em poupanças não só na carteira, como também para o ambiente. Para tal é extremamente relevante que as empresas e organizações disponibilizem produtos e serviços adequados e acessíveis a todos os consumidores. Com este estudo, a IKEA torna-se uma parceira de relevância neste que é o seu papel de contribuir para um mundo mais sustentável. Elsa Agante, Team Leader de Sustentabilidade na Deco PROteste
Para este estudo, foi considerado um agregado familiar a viver em Portugal, composto por 3 pessoas, 2 adultos e uma criança ou jovem.