DNOTICIAS.PT
Produtos e Marcas

Produtora madeirense de sidras artesanais distinguida a nível internacional

None

A The Drunken Pharmacist, produtora madeirense de sidras artesanais, voltou a destacar-se no panorama internacional ao arrecadar duas medalhas de bronze na edição de 2025 do International Cider Competition, realizado no Basque Culinary Center, em San Sebastián (Espanha).

O concurso, organizado pela Sagardoaren Lurraldea no âmbito do VI Sagardo Forum, reuniu produtores de sidra de todo o mundo para celebrar a inovação e a excelência neste sector, com mais de 200 sidras em competição.

Depois de ter conquistado uma medalha de bronze na ultima edição em 2023, na categoria de Sidra natural, a The Drunken Pharmacist regressou em força este ano, trazendo para Portugal mais duas distinções, através da 'Barricas 2024' e a Abafado da Bairrada B.A.

A Barricas 2024 é um blend de sidras estagiadas em cinco barricas diferentes, finalizado numa barrica usada de peated whisky proveniente da ilha de Islay, Escócia, famosa pelos seus whiskys intensamente fumados.

Por sua vez, o Abafado da Bairrada B.A. é uma sidra espumante produzida a partir de maçãs do Pomar do Lombo do Coelho, nos Prazeres, estagiada numa barrica de Abafado da Bairrada. Segundo a tanoaria J. DIAS & CA, esta foi a primeira barrica de Abafado da Bairrada a ser reutilizada no mercado para envelhecimento de outra bebida, neste caso sidra.

Estes prémios são um reconhecimento do nosso compromisso com a experimentação e com o cruzamento entre o saber tradicional e a curiosidade química que define a The Drunken Pharmacist Luís Mendonça, fundador da marca

O International Cider Competition, que se integra no Sagardo Forum, é um dos eventos mais relevantes da sidra europeia, reunindo especialistas, produtores e investigadores num espaço de partilha e valorização das bebidas fermentadas de maçã.

Com estas novas distinções, a The Drunken Pharmacist reforça o seu papel como uma das referências emergentes na nova geração de sidras artesanais portuguesas, dedicada e reconhecida pela sua abordagem disruptiva e a sua criatividade, onde combinam técnicas de fermentação mais tradicionais com modernas e processos criativos inspirados no mundo da química e exploração do mundo da tanoaria.