Prazeres

'Boa cama Boa Mesa' recomenda Pota, arroz negro e salicórnia do Chef do Terreiro

O 'Boa Cama Boa Mesa', do Expresso, esteve no Funchal a convite da APM - Associação de Promoção da Madeira

None

O 'Boa Cama Boa Mesa' viajou até ao Funchal a convite da APM - Associação de Promoção da Madeira e destacou a incontornável passagem pelo Savoy Palace.

'Funchal moderno' foi o título do segundo episódio da vigésima segunda temporada do programa 'Boa Cama Boa Mesa' que estreou, no passado dia 5 de Setembro, na SIC Notícias e contou ainda com várias repetições, também na SIC Mulher e SIC Internacional. 

Esta segunda-feira, o portal de turismo e lazer, baseado no guia do jornal Expresso, do Grupo IMPRESA, volta a destacar o hotel na rubrica 'Chef em Casa', mais concretamente a receita de Pota, Arroz Negro e Salicórnia do chef Carlos Gonçalves, do restaurante Terreiro.

Chef em Casa: Pota, arroz negro e salicórnia por Carlos Gonçalves, do Savoy Palace

Para ler, ver e fazer em casa. Esta semana aprenda a fazer Pota, Arroz Negro e Salicórnia com o chef Carlos Gonçalves, chef executivo do Savoy Palace, no Funchal, Madeira.

Tome nota da receita

Ingredientes (para 4 pessoas):

  • Pota: 2 potas de 400 g cada (pode substituir por lulas); 100 g de farinha de milho; 6 dentes de alho; 30 gr de coentros; 2 limões; Sal e pimenta
  • Arroz: 100 g de arroz carolino; 1 colher de chá de tinta de choco; 1 cebola pequena; 2 dentes de alho; 20 ml de azeite; 400 ml de caldo de legumes; 60 g de manteiga; 1 lima (raspa e sumo); Sal e pimenta.

Preparação:

  • Limpar as potas, retirar olhos e boca, separar os tentáculos, com a ajuda de uma faca. Cortar a pota em tiras, quando cortar as tiras, deixar 1 milímetro da pele, para tornar mais tenra quando fritar. Temperar os tentáculos e tiras com, alho e coentros picados, sumo de limão, sal, pimenta, de preferência deixar 1 dia a marinar no frio. Panar com farinha de milho e fritar em óleo bem quente 190ºC, durante 30 segundos.
  • Picar a cebola e o alho. Num tacho, colocar azeite, alho e cebola picada, deixar refogar. Adicionar o arroz, deixar fritar ligeiramente, adicionar o caldo pouco a pouco e deixar cozinhar até atingir o ponto de cozedura. Temperar de sal e pimenta, juntar a tinta de choco, manteiga, raspa e sumo de lima. Mexer até ligar e ficar cremoso.
  • Para finalizar, decorar com salicórnia.

O chef Carlos Gonçalves

Depois de passar pelo reconhecido Ritz Four Seasons, onde se destacou como chef de garde manager, o primeiro sub-chefe executivo a assinar a carta do principal restaurante do hotel, e braço direito de Pascal Meynard, Carlos assumiu as rédeas dos sete restaurantes do Hotel Marriott praia d`el Rey Óbidos, afirmando-se pela primeira vez como Chefe Executivo.

A sua última experiência profissional foi desenvolvida no Corinthia Lisbon Hotel, onde esteve igualmente como Chefe Executivo dos restaurantes desta unidade hoteleira, em 2018.

Agora, com apenas 36 anos de idade (mas um curriculum com mais de 18 anos de experiência) assume o comando da cozinha dos cinco restaurantes do Savoy Palace, nomeadamente do Terreiro, onde está envolvido no projecto 'Legado'.

Sobre o Legado

O Legado é um projecto de pedagogia e experimentação gastronómica que procura redescobrir os produtos locais.

A primeira edição do projecto Legado realizou-se em Fevereiro de 2020, em celebração do Funcho, apresentando um menu exclusivo com 500 anos de história, criado em torno desta erva de cheiro doce que fazia parte dos sabores do passado.

Mais recentemente, nos dias 16 e 17 de Outubro, o Terreiro recebeu a uma segunda edição do Legado, desta feita, dedicado ao mar.

Sushi 'à madeirense'

A 'sustentabilidade' foi também um dos princípios que levou Carlos Gonçalves a desafiar o vice-campeão mundial de cozinha japonesa, Miguel Bértolo, a “mostrar à comunidade que podemos fazer uma cozinha de outros países com produtos que existem cá, utilizando espécies menos procuradas”.

No último fim-de-semana (dias 23 e 24 de Outubro), o Savoy Palace acolheu, assim, duas noites dedicadas à cozinha tradicional japonesa pela mão do conceituado Sushiman, no Jacarandá Lounge & Club.

“As cozinhas estão todas interligadas e a cozinha é isso mesmo: a partilha de conhecimento, de culturas, saberes, povos (...) Queremos tornar o Savoy num hotel multicultural e dar a oportunidade a quem frequenta – tanto o cliente que cá fica, como a comunidade – de provar estes sabores do mundo". Chef Carlos Gonçalves

Descarregue a reportagem publicada na edição impressa do DIÁRIO de 22 de Outubro, para saber mais sobre este evento:

Ainda sobre este tema, o Chef Miguel Bértolo revelou à D7 algumas das principais tendências da gastronomia do futuro, com base na cozinha tradicional japonesa: cozinha saudável, sazonalidade e sustentabilidade (estas duas últimas interligadas).

Os três ‘s’ da cozinha do futuro

Por Miguel Bértolo, vice-campeão mundial de cozinha japonesa

Erica Franco , 22 Outubro 2020 - 08:30

Fechar Menu