Produtos e Marcas

PlayStation5 já entretém centenas de madeirenses

Fnac do Madeira Shopping entregou ontem, às 9 horas, as primeiras PlayStation5, naquele que é o mais recente 'brinquedo' da Sony. A loja estabeleceu um plano para que não houvesse filas nem aglomerados

None

A versão mais apetrechada da nova consola custa cerca de 500 euros, mas os entusiastas madeirenses pelo gaming partilham da opinião de que a mais recente 'máquina' da tecnológica japonesa vale o preço

Pelas 9 horas de ontem era entregue, na Fnac do Madeira Shopping, a primeira PlayStation5, consola da Sony que tem feito miúdos e graúdos delirarem. Não houve aglomerados, porque a loja fez questão de ligar aos clientes no dia anterior, um a um, de forma a proceder ao agendamento.

Evitaram-se assim aglomerados e os clientes levantaram a consola em segurança. A garantia foi deixada ao DIÁRIO por André Gonçalves, responsável pela Fnac Madeira, que fez questão de ordenar o levantamento de uma forma simples: intervalos de 15 minutos a cada três clientes. Não houve filas nem complicações.

Sem poder precisar o número concreto de consolas, sabe-se que para a Fnac chegaram dezenas de PlayStations. E para a segunda remessa, a previsão da gigante tecnológica nipónica é que as novas consolas estejam em Portugal “entre duas a quatro semanas”.

Para que se tenha uma noção, na quarta-feira a Fnac abriu novas reservas para compra e às 00h30 já estava tudo esgotado. Responsável pela Fnac Madeira

“Muito dificilmente” estas novas encomendas chegarão a tempo de ser prenda de Natal, sobretudo cá na Região “devido às questões relacionadas com o transporte”, garantiu.

Ainda de acordo com o responsável pela loja, todos estavam à espera “deste género de adesão por parte dos madeirenses” devido a duas questões muito simples de perceber: a comunidade gaming tem vindo a crescer na Madeira e, depois, a PS4 já estava há muito tempo no mercado. Faltavam novidades que ontem chegaram e rapidamente escoaram.

Quanto à faixa etária que mais acorreu a esta primeira expedição “há um pouco de tudo”. Daí que, em relação à PlayStation “não se pode dizer que são só jovens a comprar”.

Nova consola PlayStation 5 é lançada em Portugal esta quinta-feira

Aguardada por milhões, foi lançada a 12 de Novembro nos Estados Unidos, Japão, México, Austrália, Nova Zelândia e Coreia do Sul. O resto do Mundo, incluindo Portugal, tem lançamento marcado para este dia 19 de Novembro

A sustentar a ideia deixada por André Gonçalves encontrámos Cláudio Andrade, de 36 anos. Disse que a geração gaming “já está um pouco envelhecida” e, por isso, juntou-se ontem às dezenas que foram buscar logo pela manhã os novos brinquedos.

Para este ‘gamer’, que deu os primeiros passos com a Mega Drive, a PlayStation não é para novos nem para velhos. “É para quem gosta de jogar”, atira. Tanto é que desde a velhinha ‘máquina’ da SEGA sempre consumiu consolas, incluindo todas as PlayStation, das quais sempre foi fã. Sobre a escolha, Cláudio diz que a PS5 “é basicamente um computador mais barato” e exemplificou.

Para comprar um bom PC de gaming iria gastar cerca de 1.000 euros, enquanto esta consola custa 500 euros. Fica em conta. Cláudio Andrade

Da mesma tese partilhou Cristopher dos Santos. Com os seus tenros 25 anos, o madeirense diz que o preço da PS5 “é completamente acessível” tendo em conta “as especificações”.

“As especificações desta PlayStation estão impecáveis. Um jogador de consola, que nunca passou para PC, sabe que as consolas nunca chegaram ao nível dos computadores. Jogar um jogo a 60 frames por segundo é completamente diferente, especialmente em jogos competitivos”, destacou.

CPU
8x Zen 2 Cores a 3.5GHz (frequência variável)
GPU
10.28 TFLOPs, 36 CUs a 2.23GHz (frequência variável)
GPU
RDNA 2 personalizada
Memória/Interface
16GB GDDR6/256-bit
Largura de Banda
448GB/s
Armazenamento intero
SSD de 825GB personalizado
Velocidades
5.5GB/s (Raw), Typical 8-9GB/s (Comprimido)
Memória expansível
Porta NVMe SSD
Armazenamento externo
Suporte USB HDD
Drive Óptica
4K UHD Blu-ray

O jovem joga PlayStation desde a primeira versão da consola da Sony e encomendou a 5.ª “logo no dia”, que recordou como “um pouco stressante” visto que a primeira remessa esgotou “nas primeiras horas” e onde até muitos dos seus amigos “não conseguiram e continuam à procura”. Com o lançamento da PlayStation5, Cristopher vai aproveitar para lançar um canal de YouTube, ideia cimentada graças à pandemia.

Diz que tem “muito tempo disponível” e que com as novas pesquisas relacionadas aos novos jogos haverá “muitas pessoas à procura de perceber qual o feedback” da consola, “desde o unboxing aos reviews de jogos”.

Mais à frente, outra mulher comprava para os dois filhos a grande novidade da Sony que vai servir de prenda de Natal. O nome não pode ser revelado sob pena do DIÁRIO estragar a surpresa reservada para o dia 25 do próximo mês, mas ficou a garantia de que este era o presente mais ansiado pelos miúdos. Já outros mostraram não conseguir esperar mais um mês e, na companhia dos pais, acabaram por receber a PS5 como prenda antecipada.

Fechar Menu