Pessoas

Há nove anos João Rodrigues fazia história num mundial de Vela

Madeirense conquistava a sua sexta presença em Jogos Olímpicos

None

Na Austrália o olímpico madeirense tornava-se no primeiro atleta de sempre a conseguir ganhar uma regata num Campeonato do Mundo de Vela da classe RS:X com a idade de 40 anos.

Faz hoje precisamente nove anos que o velejador madeirense João Rodrigues conquistava mais um dos inúmeros feitos internacionais em 'cima de uma prancha à vela.

Tudo aconteceu no Campeonato do Mundo de Vela, em classe olímpicos, que teve lugar na cidade de Perth, na Austrália. A competir na sua classe de eleição RS:X - prancha à vela - o agora ex-velejador olímpico veio a cometer a proeza de ganhar uma regata, e num campeonato onde João Rodrigues lutava pela qualificação para os Jogos Olímpicos Londres'2012.

A alegria pela conquista de uma vitória numa regata, a única que se realizou nesse dia 14 de Dezembro de 2011, deve-se ao facto de João Rodrigues ter alcançado um novo feito mundial, ao se tornar no primeiro velejador a conquistar tal proeza com mais de 40 anos de idade.

“Larguei muito bem e optei pelo lado esquerdo do campo, que se revelou a melhor opção. Rondei em terceiro a primeira bóia mas perdi dois postos na popa, mesmo a chegar ao final desta. Foi então que optei logo pela esquerda do campo. Isso foi o suficiente para eu ganhar alguma vantagem e conseguir cortar a linha de chegada no primeiro lugar e tornar-me o primeiro velejador em prancha à vela a ganhar uma regata num Campeonato do Mundo com mais de quarenta anos de idade”. João Rodrigues (14 de Dezembro de 2011)

Deixamos aqui a notícia que foi publica nesse dia no DIÁRIO de Noticias da Madeira:

De referir que nesses mundiais, e três dias depois o velejador insular voltava a fazer história ao garantir a tão desejada qualificação para Londres'2012, ao entrar para o último dia do campeonato no top-10, que lhe dava directamente essa vaga olímpica.

“Faltam-me as palavras, estou muito cansado, mas sinto-me muito feliz.” João Rodrigues (17 de Dezembro de 2011)

Refira-se que no última dia do mundial na Austrália e na regata das medalhas, João Rodrigues veio a baixar do oitavo lugar para o 10.º posto, mas com o dever cumprido: A presença nos Jogos Olímpicos de Londres'2012.

Fechar Menu