Prazeres

Museu de Fotografia da Madeira é notícia hoje na National Geographic

None

O Museu de Fotografia da Madeira - Atelier Vicente's - o mais antigo estúdio de fotografia do país - mereceu hoje (dia 21 de Janeiro) destaque no site da prestigiada revista National Geographic.

Museu de Fotografia da Madeira - Atelier Vicente's: a História do Museu Português de 2020

O Museu de Fotografia da Madeira - Atelier Vicente's é o mais antigo estúdio de fotografia do país. Permanece há quatro gerações na mesma família e foi galardoado com o Prémio Museu do Ano 2020.

"O Museu de Fotografia da Madeira – Atelier Vicente’s reúne um vasto espólio composto por cenários, máquinas fotográficas e um arquivo fotográfico com cerca de 800 mil negativos, dos quais 400 mil são da coleção Vicentes, já catalogados, datados entre 1870 e 1978".

Além do impressionante espólio, o artigo -- intitulado "Museu de Fotografia da Madeira - Atelier Vicente's: a História do Museu Português de 2020" -- destaca o facto do museu (inaugurado em 1863, por Vicente Gomes da Silva) permanecer há quatro gerações na mesma família, a reabilitação de que foi alvo entre 2014 e 2020 e a atribuição do Prémio Museu do Ano 2020 pela Associação Portuguesa de Museologia (APOM), em Dezembro último.

Museu de Fotografia da Madeira é o museu português do ano 2020

O Museu de Fotografia da Madeira --- Atelier Vicente's, o único do país dedicado à fotografia, foi hoje distinguido com o Prémio Museu do Ano 2020, atribuído pela Associação Portuguesa de Museologia (APOM), anunciou esta organização, em Lisboa.

A National Geographic sublinha ainda que:

"Para além de manter a memória do atelier original, o museu de fotografia do arquipélago da Madeira, assume-se como o único museu nacional inteiramente dedicado à fotografia, revelando o património fotográfico da Madeira e muitos dos seus autores e obras".

Veja as fotos da reabertura do Atelier Vicente's, após cinco anos de reabilitação, em Julho de 2019:

Fechar Menu