Produtos e Marcas

Alta-Costura feita de detritos marinhos reciclados e impressões 3D

A designer holandesa Iris van Herpen idealizou uma colecção de Alta-Costura com materiais nobres, alguns oriundos do fundo do mar, e garante que todas as peças são exclusivas e luxuosas

Peças únicas e exclusivas, feitas com os melhores materiais. Assim são descritas as colecções de Alta-Costura apresentadas por um pequeno núcleo de criadores em todo o mundo.

A isto, Iris van Herpen acrescenta tecnologia e progresso para atingir outros patamares da criação.

Nesta colecção de Verão 2021 a designer holandesa introduziu a impressão 3D e usou a tecnologia ao serviço da criatividade, trabalhando o tecido denominado ‘Parley for the Oceans Ocean Plastic’ feito de detritos marinhos reciclados, que, no seu entender, combina bem com a alta-Costura.

"Neste momento, a qualidade entre uma seda orgânica e um poliéster reciclado é completamente igual. É uma questão de decisão, não uma questão de procurar a qualidade. Basicamente, não há muitos motivos para não usarmos mais materiais sustentáveis, a não ser em termos de mentalidade” Iris van Herpen, designer de moda, em declarações à Vogue

Esta colecção de Iris van Herpen foi inspirada no livro ‘Entangled Life’, de Merlin Sheldrake, que aborda a forma como os fungos sustentam a vida na Terra.

“É muito bonito olhar para a natureza e ver como ela se conecta de uma forma muito semelhante à forma como comunicamos. Embora a alta-costura seja a expressão mais exclusiva da moda, é também a mais íntima. Uma das razões pelas quais eu amo tanto a alta costura é porque é uma abordagem muito pessoal da moda" Iris van Herpen, designer de moda, em declarações à Vogue

Iris Van Herpen é conhecida por juntar tecnologia com artesanato tradicional nos trabalhos de alta-costura. Em 2007, abriu a sua própria marca que ostenta o mesmo nome (Iris van Herpen).

Em 2011, tornou-se membro convidada da Chambre Syndicale de la Haute Couture parisiense, que faz parte da Fédération française de la couture.

Desde então, Van Herpen tem exibido continuamente as suas novas coleções na Paris Fashion Week.

O seu trabalho foi incluído no Metropolitan Museum of Art, no Victoria & Albert Museum, no Cooper-Hewitt Museum em Nova York e no Palais de Tokyo em Paris.

Fechar Menu