Vem aí o ID. Buzz, um 'Pão de forma' eléctrico
O lançamento no mercado europeu ocorre no Outono e as encomendas antecipadas já podem ser feitas em alguns países em Maio
A Volkswagen está a promover a estreia mundial do novo ID. Buzz e ID. Buzz Cargo. Com a primeira gama de transporte de pessoas e de carga totalmente eléctrica da Europa, a Volkswagen está a oferecer mais uma solução para uma mobilidade sustentável e sem emissões de CO2. O ID. Buzz vem com o mais recente software ID. e define padrões no seu segmento com os mais recentes sistemas e funções para segurança, conforto e carregamento.
O ID. Buzz é um ícone genuíno para a era elétrica. Um carro, como só a Volkswagen consegue construir. Na década de 1950, o Volkswagen Pão de forma representou um novo sentimento de liberdade, independência e grande emoção. O ID. Buzz pega neste estilo de vida e transfere-o para o nosso tempo: livre de emissões, sustentável, totalmente ligado à rede e agora pronto para o próximo capítulo: condução autónoma. Com este carro, estamos a reunir pela primeira vez os temas centrais da nossa estratégia ACCELERATE num só produto.“ Ralf Brandstätter, Presidente do Conselho de Administração da Volkswagen Veículos de Passageiros.
Ambas as versões do ID. Buzz são pioneiras em termos da sustentabilidade: o seu fabrico e transporte têm uma pegada de carbono neutra. Também estamos a usar materiais sintéticos reciclados e o interior está completamente livre de couro verdadeiro”. Continua: “O ID. Buzz também será usado para futuros conceitos de mobilidade autónoma, como o transporte partilhado – um serviço de e-shuttle da subsidiária do Grupo MOIA que pode ser reservado através de uma app. O Pão de forma elétrico faz, assim, também parte do futuro do transporte no centro das cidades.” Carsten Intra, Presidente do Conselho de Administração da Volkswagen Veículos Comerciais.
O ID. Buzz, que é construído pela Volkswagen Veículos Comerciais em Hannover, também se baseia no Modular Eletric Drive Kit (MEB) do Grupo. A primeira plataforma de produção em massa expansível do mundo para carros totalmente elétricos fornece a base do grupo Volkswagen para todos os tipos de modelos e segmentos. A sua arquitetura permite um desenvolvimento evolutivo de software e tecnologia, que não só beneficia novos modelos como o ID. Buzz, mas também modelos já em comercialização, através de atualizações over-the-air.
Software ID. de última geração com novas funções de assistência e carregamento
Os sistemas de assistência da nova linha de modelos facilitam a condução e a segurança. Incluído como standard no ID. Buzz e ID. Buzz Cargo é o sistema de alerta local ‘Car2X’, que utiliza sinais de outros veículos e da infraestrutura de transportes para detectar perigos em tempo real. Também de série: a função de travagem de emergência ‘Front Assist’ e, no MPV, o assistente de manutenção na faixa de rodagem ‘Lane Assist’. Com o novo software, novas funções de assistência estão também a entrar na família ID. Disponível como opção está o ‘Travel Assist com mapas de alta-definição (swarm data), o que facilita a condução parcialmente automatizada em todas as velocidades. Também novidade: a ‘Função de memória’ para estacionamento automatizado numa rota previamente guardada.
Potência de carregamento até 170 kW, Plug & Charge e carregamento bidirecional
O ID. Buzz e o ID. Buzz Cargo estão a ser lançados em toda a Europa com uma bateria de 77 kWh (conteúdo de energia bruta: 82 kWh). Fornece corrente a um motor eléctrico de 150 kW, que – como o motor original da primeira Pão de forma – propulsiona o eixo traseiro. A posição da bateria, integrada num compartimento no piso, e o sistema de condução elétrica leve resultam numa boa distribuição de peso e num centro de gravidade baixo do veículo. Ambos os fatores otimizam a facilidade de condução e a agilidade. A bateria de iões de lítio pode ser carregada a partir de wall boxes ou postos de carregamento públicos utilizando uma corrente alterna de 11 kW (AC). Através de uma ligação de ficha CCS numa estação de carregamento rápido de corrente continua (DC) a potência de carregamento aumenta até 170 kW. Quando carregado desta forma, o nível de carga da bateria sobe de 5 para 80% em cerca de 30 minutos. Utilizando o mais recente software ID., a linha de modelos também irá oferecer no futuro a função ‘Plug & Charge’. Através desta função, o ID. Buzz autentica-se em postos de carregamento rápido DC compatíveis através da ligação de carregamento com o standard ISO 15118. Também troca todos os dados necessários com a estação de carregamento através deste sistema – uma conveniência adicional. O carregamento bidirecional permite ao ID. Buzz alimentar energia não necessária da bateria na rede doméstica do cliente (Veículo-Casa). A transferência de energia e a comunicação ocorrem através de uma wall box DC bidirecional especial.
Design icónico: O ID. Buzz é o novo rosto de uma forma de mobilidade sustentável
O quadro visual em torno destas tecnologias orientadas para o futuro é formado pelo design único do ID. Buzz. “A T1 – um ícone dos anos 50 – permitiu que as pessoas ganhassem mobilidade e liberdade. Com o ID. Buzz, estamos a transferir este ADN T1 para os dias de hoje e, portanto, para a era da mobilidade elétrica”, diz Jozef Kabaň, Responsável de Design da Volkswagen. "O ID. Buzz traz de volta à estrada muita estima e proximidade às pessoas“, continua o responsável. E são as proporções que tornam o ID. Buzz tão único. Kabaň explica a ligação direta com o veículo clássico original: „Na T1 está praticamente sentado em cima do eixo dianteiro – não há um capot dianteiro proeminente. Por toda a sua relevância de segurança e tecnologia, o ID. Buzz tem uma frente muito curta.“ O designer termina: „O ID. Buzz é intemporal, sustentável e ainda assim extremamente funcional – o que o torna único.“ Outra característica que sempre foi típica da linha do modelo é a frente icónica com o seu design em forma de V entre os faróis LED carismáticos. Isso aplica-se também à pintura opcional de dois tons.
Projectado em detalhe, o espaço interior foi desenhado para uma vida em movimento
Os condutores e passageiros do ID. Buzz experienciam a nova sensação Pão de forma num interior projetado para o conforto sem limitações. Tipicamente Pão de forma: o design é muito claro, o conceito bem pensado e a utilização do espaço otimizada. Num ambiente amigável semelhante ao de um lounge na versão MPV, cinco pessoas têm amplo espaço para viajar e para a sua bagagem (1.121 litros de capacidade). Se a segunda fila de bancos for recolhida, a capacidade aumenta para 2.205 litros. Dois ou três lugares à frente, como o cliente desejar, e uma divisória fixa que separa o espaço de carga de 3,9 m3 são características distintas do ID. Buzz Cargo. A versão de carga de zero emissões pode levar duas euro-paletes carregadas transversalmente.
Distância entre eixos longa, estrutura compacta, utilização máxima do espaço do veículo
Uma característica do ID. Buzz e ID. Buzz Cargo é a longa distância entre eixos de 2.988 mm, aproximadamente a mesma que a atual T6.1. O comprimento de ambas as versões é de 4.712 mm. Em virtude do que, em relação ao comprimento total, é uma distância entre eixos muito longa, é feita uma utilização ideal do espaço do veículo. Incluindo a antena no tejadilho, as duas versões do ID. Buzz medem, dependendo da especificação, 1.937 mm a 1.938 mm em altura. Com 1.985 mm de largura, o novo modelo é 81 mm mais largo do que o T6.1. No entanto, o círculo de viragem de 11.1 metros é invulgarmente pequeno.
O primeiro MPV com o coeficiente aerodinâmico de um veículo convencional. O design já seguia a função no caso da T1, o primeiro Pão de forma. A forma segue a função – este princípio central da construção automóvel também se aplica ao desenho do ID. Buzz. As icónicas formas claras são acompanhadas por aerodinâmicas excecionais: o ID. Buzz tem um coeficiente aerodinâmico de 0,285 – 0,29 para o ID. Buzz Cargo. Isto reduz o consumo de energia e aumenta a autonomia.
Made in Germany
A linha de modelo ID. Buzz está a ser produzida pela Volkswagen Veículos Comerciais na sua fábrica principal em Hannover. A maioria dos módulos do sistema de condução elétrica que estão a ser fornecidos à fábrica para o efeito, também serão feitos na Alemanha com os mais elevados padrões de qualidade – neste caso, pela própria divisão de Componentes do Grupo Volkswagen. Desde 2022, a fábrica de Hannover tem sido uma das localizações de alta tecnologia do Grupo para a produção de veículos totalmente elétricos. É também o caso da Volkswagen Veículos Comerciais que iniciou o processo de transformação para poder oferecer mais modelos elétricos no futuro. Em Hannover, onde outrora era produzido o Pão de forma, são hoje construídas quatro viaturas diferentes, duas delas elétricas. O ID. Buzz e o ID. Buzz Cargo deixam a linha de produção como veículos de emissões zero – são testemunhas de uma decisão sobre mobilidade, com a qual os seus proprietários são capazes de contrariar os desafios climáticos atuais.
Pré-vendas europeias começam em Maio, o lançamento no mercado no Outono.
O ID. Buzz e o ID. Buzz Cargo vão entrar no mercado este Outono. As vendas antecipadas deverão começar em Maio. Com o ID. Buzz, a Volkswagen da América vai também iniciar o regresso do chamado microbus nos EUA e Canadá.