Prazeres

Guia com 5 pontos-chave para ajudar a escolher uma nova TV

None

Chegou o momento de procurar uma nova TV? A Hisense, empresa líder em tecnologia de consumo, apresenta um guia simples, com cinco pontos-chave que facilitarão no momento da escolha.

1 - O tamanho importa

Escolha o tamanho do ecrã acertado. Actualmente, e tendo em conta a dimensão típica dos espaços, o preço e o desempenho, o normal deverá ser entre 55” e 65”. Considere quantas pessoas irão usufruir regularmente da televisão, e a que distância do ecrã estarão. A distância necessária varia de acordo com cada tecnologia. Opte sempre pelo maior tamanho de ecrã que se ajuste confortavelmente nesse espaço e no seu orçamento, para que dentro de um ou dois anos não tenha necessidade de fazer um upgrade.

2 - Desempenho/resolução

Hoje em dia estão disponíveis muitas opções, entre HD e 4K. A resolução de um ecrã descreve o número de pixéis que compõem a imagem, em termos de linhas horizontais e colunas verticais. Sabia que, quanto mais pixéis mais nítidas e detalhadas são as imagens, o que significa que mais alta é a resolução? A resolução full HD de 1920 x 1080 pixéis tem sido o padrão e ainda é a resolução mais comum em televisões em todo o Mundo. No entanto, a tecnologia evolui rápido e hoje a tecnologia Full HD (de 4K) começa a ser a mais comum e vários serviços de streaming como a Netflix ou até o Youtube, já oferecem conteúdos específicos para 4K.

As televisões 4k têm uma resolução de 3840 x 2160 pixéis, o que significa que têm quatro vezes o número de pixéis das atuais HD. Qual a vantagem? Até os objectos mais pequenos da imagem, têm muito mais detalhe e maior nitidez. A imagem mais nítida também tem o benefício adicional de permitir que visualize confortavelmente o ecrã a uma distância inferior, tornando as televisões maiores mais confortáveis ​​para visualizar numa sala de tamanho mais reduzido.

A resolução HDR é um novo recurso dos conjuntos 4K Ultra HD e significa alta faixa dinâmica, uma referência à sua capacidade de fornecer mais cores, mais níveis de contraste e maior brilho. O HDR é essencialmente uma atualização do formato 4K ou Ultra HD.

3 - Laser ou LED?

Outra dica para eleger a sua televisão, será decidir sobre a sua tecnologia: laser ou LED, com opções de sistema de retroiluminação incorporado ULED para contrastes incríveis, OLED para imagens com pretos profundos (introduzido aqui a componente de carbono e daí denominar-se Organic Light-Emitting Diode) e o QLED (Quantum Dot) desenvolvido com materiais nano e capaz de reproduzir mais de 10 milhões de cores.

4 - Entradas HDMI

Igualmente importante é o número de entradas HDMI que um aparelho possui. As portas HDMI na parte traseira podem ser usadas rapidamente para adicionar uma soundbar ou outro equipamento ou consola de jogos como a PS5 ou XBOX. Procure pelo menos quatro portas HDMI; e opte pelo formato HDMI 2.1 mais recente, se possível.

5 - Som

A excelência da imagem só confere uma experiência única quando acompanhada pelo som à sua altura. Assim, quando comprar a sua nova televisão, pondere acompanhar por uma soundbar, que complete o que se espera seja uma experiência única de entretenimento para toda a família.