Produtos e Marcas

PepsiCo alia-se à Iberdrola para impulsionar electricidade verde

None

A Iberdrola e a PepsiCo uniram esforços nos seus compromissos para a transição energética e sustentabilidade com a assinatura de um acordo de aquisição de energia a longo prazo (PPA, Power Purchase Agreement), através do qual a empresa de eletricidade fornecerá eletricidade 100% renovável a todos os centros de Espanha e Portugal da multinacional de bebidas e alimentos. Entrará em vigor a 1 de janeiro de 2023.

Em concreto, a Iberdrola fornecerá 11 instalações da PepsiCo com energia verde. Entre elas, as unidades produtivas em Espanha (bebidas em Álava, snacks em Burgos e gaspacho Alvalle em Múrcia), e outro de snacks no Carregado (Portugal). Também estão incluídos no acordo os dois grandes centros logísticos de Burgos e Valência, bem como as delegações comerciais em Vitória, Pamplona, Palma de Maiorca e os escritórios em Vitória e Barcelona. Este acordo terá efeitos a partir de 2023.

A energia renovável será produzida na central fotovoltaica Francisco Pizarro que a Iberdrola está a desenvolver entre os municípios da Estremadura de Torrecillas de la Tiesa e Aldeacentenera, em Cáceres. A instalação, que em breve entrará em funcionamento, impedirá a emissão para a atmosfera de mais de 150.000 toneladas de CO2 por ano. Com 590 megawatts (MW) de capacidade instalada, a unidade passará a ser a maior central fotovoltaica da Europa e gerará o equivalente à energia necessária para abastecer 334.000 casas por ano.

Este projeto insere-se na ambiciosa estratégia de investimento da Iberdrola em projetos de produção de energia renovável, bem como a sua aposta em contratos bilaterais, como forma de promover o fornecimento de energia a preços competitivos e estáveis entre os grandes clientes, empenhados na descarbonização.

"Orgulhamo-nos de contribuir para o desenvolvimento de projetos como este, que estão a transformar o presente e o futuro energético do nosso país e que estão totalmente alinhados com o nosso objetivo de atingir zero emissões líquidas até 2040", destaca Marta Puyuelo, Diretora de Assuntos Corporativos e Sustentabilidade da PepsiCo no Sudoeste da Europa. E acrescenta: "Esta é uma das muitas iniciativas que estamos a empreender no âmbito da PepsiCo Positive, a transformação integral da nossa empresa com a sustentabilidade no centro."

Por seu lado, Sergio Hernández de Deza, Diretor de Grandes Clientes e Soluções Industriais da Iberdrola, salientou que "os acordos de compra de energia verde a longo prazo abrem muitas oportunidades para o desenvolvimento de projetos renováveis que aceleram a transição energética para reduzir a dependência dos combustíveis fósseis. As PPA’s tornaram-se uma ferramenta ideal para a gestão do fornecimento de eletricidade de grandes consumidores que partilham o nosso compromisso com um novo modelo económico mais limpo e sustentável."

Esta aliança contribui para a promoção de investimentos sustentáveis em Espanha e Portugal pela mão de duas empresas líderes no seu setor.