Turismo Prazeres

10 motivos para visitar o Dubai em 2023

Posicionar o país como o principal hub comercial, centro de investimento e destino turístico do mundo é o principal desígnio do Departamento de Economia e Turismo do Dubai

None

Atracções variadas, paisagens imponentes, hotéis arrojados e eventos épicos. Estas são das várias razões que fazem do Dubai um dos destinos a visitar em 2023. Com actividades para todos os bolsos, preferências e requisitos, o Dubai quer surpreender os visitantes ao longo de todo o ano.

Da cultura à gastronomia, da arquitectura à aventura são dez as sugestões feitas pelo Departamento de Economia e Turismo do Dubai para que possa planear a viagem à cidade mais cosmopolita dos Emirados Árabes Unidos situada a apenas sete horas de voo directo de Portugal.

Museu do Futuro

Aberto desde Fevereiro de 2022, esta obra arquitectónica leva os visitantes numa viagem ao amanhã. A fachada do museu de design único apresenta citações do Xeque Mohammed Bin Rashid Al Maktoum em caligrafia árabe, desenhadas pelo artista Mattar bin Lahej, enquanto as salas no interior são dedicadas a vários temas, desde a exploração do espaço, alterações climáticas, avanços tecnológicos, ao bem-estar.

Biblioteca Mohammed bin Rashid

A Biblioteca Mohammed bin Rashid é a maior biblioteca da região e alberga 600.000 títulos físicos e digitais em todo o seu edifício de 54.000 metros quadrados na zona de Al Jaddaf.  Aberta desde Junho, esta peça arquitectónica de sete andares foi concebida para parecer um livro aberto e compreende nove bibliotecas temáticas, um café, livraria e um anfiteatro interior e exterior.

Expo City

Com base no legado da Expo 2020 Dubai como a primeira Expo Mundial realizada na região, a recém-inaugurada Expo City pretende ser um pólo global de inovação, sustentabilidade, entretenimento e restauração. O destino apresenta uma miríade de eventos, concertos e exposições que se realizam ao longo de todo o ano nesta mini-cidade em constante expansão.

Parques temáticos

Pequenos e graúdos podem desfrutar passeios e atracções em múltiplos destinos mágicos. Entre os parques temáticos do Dubai está o temático Motiongate Dubai, bem como os Parques de Bollywood Dubai e ainda o Legoland Dubai, casa do edifício Lego mais alto do mundo.  Com abertura prevista para o último trimestre, o primeiro parque temático dedicado ao clube de futebol espanhol Real Madrid promete encantar os adeptos de futebol. Vai ser possível experienciar exibições audiovisuais, experiências interactivas e atracções únicas inspiradas pelo espírito do Real Madrid. Os fãs de água podem também dirigir-se ao Aquaventure Waterpark, LEGOLAND Water Park e Laguna Waterpark para as aventuras aquáticas.

Al Fahidi District

Os visitantes da cidade podem mergulhar na história do Dubai, explorando a parte antiga da cidade. O Sheikh Mohammed bin Rashid Al Maktoum Centre for Cultural Understanding (SMCCU) demonstra aspetos interessantes da cultura e dos costumes do Duba. Segue-se o Museu do Café, que revela porque é que o café desempenha um papel tão importante na cultura árabe. Nesta zona da cidade é também possível visitar-se os souks, seja o do ouro, das especiarias ou dos têxteis, cuja visita complementa a experiência da viagem.

Gastronomia

As experiências gastronómicas no Dubai são o verdadeiro culminar da multiculturalidade que se vive no destino. A viagem pode iniciar-se nos ‘food trucks’, até à verdadeira experiência da culinária emirati no Al Fanar, Arabian Tea House, Al Khayma e Logma. O Dubai ostenta ainda uma diversidade de restaurantes ao ar livre e com vistas sob a praia e a cidade, como é o caso do West Palm Beach, em Palm Jumeirah, ou do clube de praia SAL, dirigido pela portuguesa Marta Fidalgo. Há ainda a possibilidade de experienciar os mais distintos restaurantes de estrelas Michelin, como o LOWE, o moderno restaurante no Dubai de resíduos zero, ou a Tasca by José Avillez, no Hotel Mandarin Oriental.

Sol durante o ano todo

O Dubai tem praticamente garantido sol durante todo o ano, sendo as temperaturas de Inverno ideais para desfrutar das várias praias da cidade, nas quais os visitantes podem experimentar uma série de actividades, como experiências de barcos, desportos aquáticos e muito mais.

Aventura

Para os amantes de adrenalina, há um leque de actividades ao dispor.  O salto em queda livre e pára-quedas com a Sky Dive Dubai sob a icónica Palm Jumeirah e a Marina do Dubai é uma das propostas. Quem quiser atravessar o Dubai com os arranha-céus da cidade a acompanhar, pode fazê-lo no Xline Dubai Marina, com um percurso de slide de um quilómetro de comprimento e 170 metros de altura, que permite aos mais corajosos percorrer os céus a uma velocidade de cerca de 80 quilómetros. Quem quiser experimentar mergulhar na mais profunda e maior atracção subaquática do mundo pode fazê-lo no Dubai Deep Dive. Aqui pode-se mergulhar e explorar uma cidade abandonada e inundada a uma profundidade de 60 metros.

Eventos

Compras, arte, desporto, gastronomia, são variadas as temáticas dos eventos que acontecem durante os próximos 12 meses no emirado e que estão disponíveis no Dubai Calendar. A prova Asian Le Mans Series, de 10 a 12 de Fevereiro, no Autódromo do Dubai; ou a Maratona do Dubai também a 12 de Fevereiro são alguns dos eventos desportivos que o Dubai vai receber. Também o festival de arte World Art Dubai no Dubai World Trade Centre, no início do mês de Março, ou a 10.ª edição do Festival Gastronómico do Dubai, que acontece de 28 de Abril a 7 de Maio, integram, entre muitos outros, a programação de eventos do destino.

Novos Hotéis e Resorts

O Dubai está constantemente a renovar a sua oferta de alojamento turístico, de forma a proporcionar experiências transformadoras e aventuras ao viajante.  O destino tem previsto que abram portas os novos hotéis, como o Marriott Resort Palm Jumeirah; Vida Hotel and Residences - Dubai Marina Yacht Club; NH Dubai The Palm, VOCO Dubai The Palm, Atlantis; The Royal Resort & Residences; The Lana - Dorchester Collection; e o One&Only One Za'abeel Resort and Private Homes.

Sobre o Departamento de Economia e Turismo do Dubai

Posicionar o Dubai como o principal hub comercial, centro de investimento e destino turístico do mundo é o principal desígnio do Departamento de Economia e Turismo do Dubai (DET). O DET apoiará o Governo no posicionamento competitivo do emirado como um importante centro de economia e de turismo global, impulsionando os respectivos indicadores de competitividade económica e turística.

Para alcançar estes objectivos, estão a ser encetados esforços para tornar a economia no Dubai ainda mais diversificada e inovadora, tornando-a atractiva para captar os melhores talentos a nível mundial, mas também promover um ambiente empresarial de classe mundial acompanhado por um crescimento produtivo. O DET apoia ainda a ambição do Dubai de se tornar na melhor cidade do mundo para se viver e trabalhar, promovendo a sua proposta de destino diversificado com um estilo de vida único e de qualidade excepcional.

O DET é a principal autoridade para o planeamento, supervisão, desenvolvimento e marketing dos sectores empresarial e turístico do Dubai. É também responsável pelo licenciamento e classificação de todo o tipo de empresas, incluindo hotéis, operadores turísticos e agentes de viagens. O portefólio do DET inclui a Dubai Corporation for Tourism and Commerce Marketing, Dubai Festivals and Retail Establishment, Dubai Industries and Exports, Dubai Investment Development Agency (Dubai FDI) e Dubai SME, bem como o Dubai College of Tourism, Dubai Calendar e Dubai Business Events.