DNOTICIAS.PT
Prazeres

Chef Júlio Pereira recebe espanhol Fran Agudo no âmbito do evento '12 Chefs 12 Meses'

None

O chef Júlio Pereira recebe, no próximo sábado, 28 de Outubro, pelas 13h00, no KAMPO, o chef espanhol Fran Agudo, do restaurante Mont Bar, em Barcelona, distinguido com uma estrela Michelin e 1 sol do guia Repsol.

Este é o décimo evento da iniciativa '12 Chefs 12 Meses', que tem juntado figuras incontornáveis tanto do panorama gastronómico nacional, como do internacional.

Neste evento, ambos destacarão os melhores produtos e ingredientes sazonais e endógenos da Região Autónoma da Madeira, através de propostas gastronómicas únicas, que homenageiam a autenticidade – e qualidade - da gastronomia do arquipélago. Durante este encontro, o chef do KAMPO irá dar a conhecer a riqueza da cozinha madeirense e desafiar Fran Agudo para desenvolverem, em conjunto, criações que poderão ser provadas num menu exclusivo.

Este décimo evento do procjeto '12 Chefs 12 Meses' promete fazer um tributo à tradição local, à cultura portuguesa e, acima de tudo, proporcionar uma experiência enriquecedora que valoriza e celebra o melhor da Região.

“Neste mês de Outubro, receberemos o nosso terceiro convidado internacional, o chef Fran Agudo, no âmbito do projeto ‘12 Chefs 12 Meses’, com o qual terei o privilégio de compor um menu especial para esta ocasião, com pratos confecionados com produtos sazonais da região. Este será um evento muito especial, uma verdadeira homenagem à gastronomia local, e que tem como intuito, tal como aconteceu nas outras edições, valorizar o património cultural e gastronómico da região da Madeira a nível mundial.”, afirma Júlio Pereira, chef e proprietário do restaurante KAMPO. 

E acrescenta: “É com grande orgulho que continuamos a nossa caminhada pela valorização deste arquipélago, que tem tanto para oferecer. Seguramente que o chef Fran Agudo levará um pouco da nossa cultura além-fronteiras, e isso é muito gratificante". 

Já o chef Fran Agudo frisou o facto de ter sido convidado para fazer parte deste evento ao lado do "verdadeiro embaixador da gastronomia madeirense". 

“Foi com enorme gosto que aceitei este convite para colaborar com o chef Júlio Pereira, um verdadeiro embaixador da gastronomia madeirense, e conhecer um pouco mais das iguarias típicas deste maravilhoso arquipélago português. Estou muito entusiasmado por partilhar a cozinha com o chef Júlio e por ter esta experiência única, que seguramente vai inspirar também o meu trabalho, sempre focado em oferecer os melhores produtos aos clientes, apresentando-os de forma criativa", referiu. 

Amanhã, 26 de Outubro, os chefs Júlio Pereira e Fran Agudo irão almoçar na Quinta do Barbusano, produtor de vinhos tranquilos madeirenses, que oferece várias experiências vinícolas e de enoturismo, e, de seguida, farão uma visita ao viveiro de trutas, alimentado pela água da Levada do Chão da Ribeira. Na sexta-feira, 27 de Outubro, está programada uma visita ao Mercado dos Lavradores na parte da manhã, um dos sítios mais emblemáticos da capital madeirense, onde se pode encontrar o melhor que a ilha tem para oferecer, e onde o chef convidado poderá encontrar o melhor produto regional.

Este projecto anual, intitulado '12 chefs 12 meses', é desenvolvido pelo chef Júlio Pereira, e tem como objectivo celebrar e divulgar o património gastronómico, histórico e cultural da Madeira, destacado internacionalmente a gastronomia e os produtos madeirenses.

Sobre o chef Fran Agudo

Natural de Andújar, Jaén, Espanha, Fran Agudo passou a infância e adolescência em Lloret de Mar, em Girona. Durante a sua adolescência, sentia uma forte ligação ao universo da gastronomia, graças à dedicação e paixão que a sua família tinha ao trabalhar nesta indústria. Em 2006, logo após concluir os estudos na Escola de Hotelaria e Turismo de Girona, onde tirou o curso de hotelaria e culinária, iniciou a sua carreira profissional com um estágio no inconfundível restaurante El Celler de Can Roca. No final do estágio, integrou a equipa de outro nome reconhecido do setor, o restaurante Tickets (de Albert Adria) e, posteriormente, passou a chef de várias áreas da cozinha. Em 2014, assumiu a cozinha do restaurante Tickets, alcançando a sua primeira estrela Michelin. Em outubro de 2020, Fran Agudo tornou-se director gastronómico do Mont Bar e Mediamanga e, este ano, recebeu a primeira estrela Michelin do Mont Bar. Actualmente, o chef espanhol é sócio e chef do Mont Bar e do Mediamanga, juntamente com Ivan Castro.