DNOTICIAS.PT
Prazeres

'Residência' termina na Madeira com a participação do chef Octávio Freitas

None

Tabernas, casas, fortes, faróis, castelos. Ao longo dos próximos 12 meses, João Rodrigues esteve em viagem pelo país, a ocupar locais sui generis, cozinhando menus focados na região e nos seus produtores. A viagem termina agora na Madeira, no restaurante 'Desarma', com dois jantares, que contam com a participação do chef madeirense Octávio Freitas, nos dias 1 e 2 de Dezembro.

Esta iniciativa inédita percorreu 12.000 quilómetros, vendeu 1665 bilhetes, convidou 20 chefes locais e serviu mais de 100 pratos e receitas diferentes, sempre inspiradas na região, com a participação de mais de 60 produtores locais.

O restaurante 'Desarma', aberto desde Janeiro de 2023, é a mais recente aposta do grupo hoteleiro madeirense The Views. Liderado por Octávio Freitas, chef executivo do grupo, este espaço marca uma viragem na oferta gastronómica da marca.

Os jantares têm o valor de 200 euros por pessoa (inclui pairing).

Sobre Octávio Freitas

Nasceu em Câmara de Lobos e aos 11 anos, graças a uma ligação familiar forte à gastronomia e aos alimentos, descobriu que queria ser cozinheiro. Com 15 anos formou-se na Escola Profissional de Hotelaria e Turismo da Madeira, mas foi por toda a ilha, por entre tradições, aventuras gastronómicas e sabedorias regionais, que mais aprendeu.

Octávio Freitas mantém uma incessante procura pela formação, pelas novas técnicas e pela ampliação e partilha de conhecimentos. É apaixonado por tudo o que vem da terra e tem uma visão epicuriana dos produtos tradicionais na cozinha de qualidade. Cultiva hortas biológicas e dedica-se a pesquisar e estudar ingredientes típicos da ilha. É o autor do livro “Receitas com Mel”, um importante arquivo de conhecimento acerca do mel de cana-de-açúcar madeirense; apresentou o “Sabores da Madeira”, na RTP Madeira.; colabora semanalmente na Antena 1, no programa “Da Terra à Mesa”. É chef executivo dos The Views Hotels e do Restaurante Desarma, o novo forte gastronómico do Funchal situado no topo do The Views Baía.

Fundou ainda a Octávio Freitas Winery e lançou o seu primeiro vinho – Galatrixa – a partir de vinhas plantadas na sua propriedade, Socalco Nature Hotel, projeto pessoal que abriu em 2020, Calheta, com oito casas construídas em socalcos, e onde lidera também o restaurante Razão, um farm to table com horta própria.

Sobre João Fernandes

João Rodrigues ambicionava ser biólogo marinho e tem, desde sempre, uma grande proximidade com a natureza e em especial com o mar. Nos últimos sete anos, João dedicou o seu trabalho ao aprofundamento da investigação sobre produtores portugueses e à identidade da gastronomia nacional. Assim, fundou o Projecto Matéria, um projeto sem fins lucrativos, que pretende promover os produtores nacionais com boas práticas agrícolas e produção animal em respeito pela natureza e meio ambiente, enquanto elementos fundamentais da cultura portuguesa. Todo o trabalho está reunido numa plataforma  digital  de  produtores,  acessível  a  todos,  em  português  e  inglês, em www.projectomateria.pt.

João deixou o restaurante Feitoria em maio de 2022, e desde então tem cozinhado nos quatro cantos do mundo, e marcado presença em diversos festivais gastronómicos. Em 2023, iniciou a primeira fase do seu novo percurso, com Residência, uma viagem pelo país, com paragens mensais que incluem jantares e almoços dedicados a cada região. João abriu o Canalha em novembro de 2023, dedicado a uma cozinha mais simples e focada no produto, antes da abertura, em 2024/2025, do seu grande projeto de vida, o Monda, no Oeste, e que terá quartos, horta e criação de animais.