Produtos e Marcas

'MSC Euribia', que estreia na Madeira em Janeiro de 2024, conclui testes de mar

Foto DR/MSC Cruzeiros
Foto DR/MSC Cruzeiros

O segundo navio movido a gás natural liquefeito (LNG) da MSC Cruzeiros, 'MSC Euribia', concluiu com sucesso os seus testes de sistemas intensivos em águas profundas durante um ensaio de quatro dias no Oceano Atlântico. O mais recente navio emblemático da MSC Cruzeiros receberá os seus retoques finais no estaleiro Chantiers de l'Atlantique em Saint Nazaire, França, antes de ser oficialmente entregue à MSC Cruzeiros a 31 de Maio.

O navio deverá estrear no Porto do Funchal no dia 18 de Janeiro de 2024, tendo já agendada duas outras passagens pelo Funchal nos dias 16 de Janeiro de 2025 e 15 de Janeiro de 2026, segundo informação na tabela de reservas da Administração dos Portos da Madeira.

O 'MSC Euribia' será o 22.º navio da MSC Cruzeiros a juntar-se à sua frota e poderá acomodar até 6.327 passageiros. O navio será nomeado oficialmente a 8 de Junho em Copenhaga, na Dinamarca, antes de iniciar a sua temporada inaugural no Norte da Europa a partir do seu porto de embarque em Kiel, na Alemanha.

O 'MSC Euribia' contará com tecnologia marítima inovadora e avançada, bem como combustível LNG- um dos combustíveis marítimos mais limpos do mundo disponível em escala- para minimizar a sua pegada ambiental. O navio terá também uma nova silhueta com um fresco exclusivo pintado no seu exterior que celebra o compromisso da MSC Cruzeiros em proteger e preservar o ambiente marinho.

CONCLUSÃO DA IMPRESSIONANTE OBRA DE ARTE DO CASCO DO NAVIO

Concebido pelo artista gráfico alemão Alex Flämig na sequência de uma competição internacional, a obra de arte do casco recém-concluída visa estimular a discussão sobre a importância de proteger o delicado e complexo ecossistema dos oceanos.

O vencedor do projeto de design do casco Alex Flämig comentou: "Ver o meu design finalmente ganhar vida no casco do 'MSC Euribia' é um momento de grande orgulho e, ainda maior, ter em breve a minha obra de arte a navegar pelos oceanos do mundo. Espero que possa servir não apenas como uma prova do compromisso da MSC Cruzeiros em proteger o importante ecossistema marinho, mas também como uma inspiração para aqueles que trabalham na busca de soluções inovadoras para salvaguardar o futuro do oceano."

O 'MSC Euribia' recebeu o nome da deusa da mitologia grega Eurybia, que aproveitou os ventos, o clima e as constelações para dominar os mares, ilustrando a visão do navio para implementar soluções sustentáveis avançadas para fazer o mesmo. Projetada com uma paleta de cores inspirada no oceano, a obra-prima visual de Flämig intitulada '#SavetheSea' é a representação da dedicação continua da MSC Cruzeiros ao mar e o compromisso de atingir zero emissões até 2050.

'MSC EURIBIA' E O SEU AVANÇADO DESENVOLVIMENTO DO PONTO DE VISTA AMBIENTAL

O LNG é um dos combustíveis marítimos mais limpos do mundo disponíveis em escala e está previsto que desempenhe um papel fundamental na transição para a descarbonização do transporte marítimo internacional. Ele reduz substancialmente as emissões de poluentes atmosféricos locais, como óxidos de enxofre até 99% e óxidos de nitrogénio até 85%. O LNG também desempenha um papel fundamental na mitigação das alterações climáticas, pois oferece uma redução de até 20% nas emissões de gases com efeito estufa e está a abrir caminho para a adoção de combustíveis não fósseis sustentáveis, como o LNG biológico e sintético.

À medida que os combustíveis biológicos e sintéticos forem ficando disponíveis, as emissões do 'MSC Euribia' serão ainda mais reduzidas. O LNG é fundamental para o desenvolvimento de soluções de baixo carbono para o transporte marítimo, uma vez que as tecnologias emergentes, tais como as células de combustível, pode ser operada com LNG até que o bio-LNG de emissões zero ou o hidrogénio verde estejam disponíveis em escala. A MSC Cruzeiros está ativamente envolvida em vários projetos para desenvolver e viabilizar essas tecnologias em parceria com reguladores, universidades, estaleiros e indústria.

O navio terá também conectividade com a rede elétrica em terra para reduzir as emissões de carbono no porto, os mais avançados sistemas de tratamento de águas residuais concebidos em conformidade com o organismo de navegação das Nações Unidas, a Organização Marítima Internacional, uma reciclagem abrangente dos resíduos, um sistema de gestão do ruído irradiado subaquático para ajudar a limitar a perturbação da vida marinha e uma gama abrangente de equipamentos de eficiência energética a bordo para otimizar a utilização dos motores e as necessidades energéticas dos hotéis, com o objetivo de reduzir ainda mais as emissões.

O 'MSC Euribia' começará a navegar para a sua temporada inaugural no Norte da Europa em Junho, oferecendo itinerários de 7 noites de Kiel, Alemanha, e Copenhaga, Dinamarca, para os cativantes fiordes noruegueses, incluindo Geiranger, Ålesund, e Flaam.

Nos itinerários do 'MSC Euribia', dos quais este se inclui, assim como nos do 'MSC Poesia', poderá beneficiar do pacote especial da MSC Cruzeiros que inclui voos Lisboa-Copenhaga-Lisboa, dando assim a oportunidade aos passageiros de ficar a conhecer a capital dinamarquesa.