Hoje há 'Musical Happening' para descobrir no Teatro Baltazar Dias
A Orquestra Clássica da Madeira (OCM) propõe para esta noite um evento musical de qualidade integrado na sua programação mensal.
Trata-se de uma proposta que, à partida seria "inverosímil, por músicos de formação erudita", que se tem revelado "um sucesso" dentro da programação da OCM, não só pela qualidade e originalidade da proposta artística, mas também pela procura de um público aderente a estas realizações musicais mais alternativas, conforme salienta Norberto Gomes, director artístico.
E por isso há 'Musical Happening', às 21 horas, no átrio do Teatro Municipal Baltazar Dias.
Este grupo formado inicialmente por conceito artístico do contrabaixista Gábor Bolba, além de integrar o percussionista Jorge Garcia, nesta ocasião terá como convidado percussionista Duarte Salgado.
Quem é o músico convidado desta noite?
Duarte Salgado é um percussionista oriundo da Camacha, cujo caminho musical é bem diverso. Estudou música Latina, Africana, Oriental, Indiana , entre outras, sempre à procura de novas sonoridades, com o intuito de experimentar ao máximo sons distintos, mesmo que seja num só instrumento.
Mais recentemente como tocador de Handpan, optou como primeiro instrumento um handpan cromático (Spacedrum) cujo propósito é de ter a possibilidade de tocar diferentes escalas num só instrumento. Pois a maioria dos Handpans vem numa escala específica, na qual as notas têm uma relação diferente entre si.
Salgado tem participado em concursos, peças de teatro, concertos na ilha e no continente, contracenou com um vasto leque de músicos de diferentes estilos musicais da ilha da madeira, de Portugal continental e internacionais. Atualmente pertence ao Xarabanda (Folk music), Camachofones (Street Performers), Vime (Didgeridoo e percussão), Triângulo (worldmusic) e ORIUNDU (voz e percussão).
Sonoridades e efeitos sonoros especiais
A integração, pontualmente, de diferentes músicos nos eventos musicais da OCM tem por objetivo conferir aos concertos "sonoridades e efeitos sonoros especiais através das inúmeras possibilidades dos seus instrumentos".
Com um misto de improvisação e experimentalismo, conforme garante Norberto Gomes, "todos os concertos são únicos em termos de formato, sonoridades e conteúdos, embalando o público em experiências singulares, fruto do usufruto de atmosferas novas e inesperadas de ambiências rítmicas e sonoras".
Neste concerto, que se revelará de excepcionais momentos de criação e partilha sonora, a criatividade e talento de Gábor Bolba, Jorge Garcia e do convidado Duarte Salgado, irá cativar-nos para uma viagem musical sem destino programado. Norberto Gomes
No âmbito da responsabilidade formativa e pedagógica da Orquestra Clássica da Madeira, os alunos e formandos de todas as áreas artísticas do Conservatório - Escola Profissional das Artes da Madeira têm entrada livre mediante apresentação de cartão estudante.
A não perder! É a ousadia e inovação na programação da nossa temporada, o diversificar de propostas, a possibilidade dada aos nossos músicos de terem o seu espaço de criação musical e partilha com o público que fazem da nossa orquestra, a sua orquestra. Os nossos músicos e a sua música! Tocando com paixão, gratos, ouça-os e sinta connosco. Norberto Gomes