Produtos e Marcas

MSC Euribia, o navio mais eficiente de sempre, já foi entregue

None

Foi ontem entregue, numa cerimónia em Lisboa, o navio mais eficiente de sempre em termos energéticos, o MSC Euribia. A Cruise Division do MSC Group e os Chantiers de l´Atlantique celebraram a data que marca mais um passo na viagem de descarbonização da frota da Cruise Division e demonstra efectivamente como será o futuro dos cruzeiros.

"O MSC Euribia representa a evolução final da classe Meraviglia e o segundo navio da MSC Cruzeiros a ser movido a LNG, o combustível mais limpo e eficiente disponível atualmente à escala comercial", refere uma nota da MSC Cruzeiros.

Além disso, a bordo, possui uma gama de tecnologia ambiental de vanguarda, incluindo sistemas avançados de tratamento de águas residuais a bordo e gestão de resíduos. O navio também foi concebido a pensar no futuro, permitindo que incorpore facilmente futuras inovações em sustentabilidade, como combustíveis sintéticos neutros em carbono e outros combustíveis alternativos assim que estiverem disponíveis em escala.

O navio oferece uma eficiência ainda maior e espera-se que seja o navio de cruzeiro com melhor desempenho do mundo, para além dos mais recentes requisitos do Índice de Design de Eficiência Energética da IMO. No momento em que está a navegar, o navio emite até 19% menos emissões de gases com efeito estufa por passageiro por dia do que os seus navios-irmãos que utilizam combustíveis marítimos convencionais.  MSC Cruzeiros

“Muitas vezes, o foco da descarbonização está apenas nas medidas do lado da oferta e, embora sejam uma parte importante da transição energética, não devemos esquecer o papel essencial que a eficiência energética desempenhará na redução da procura de energia atualmente. É por isso que o navio marca com o inicio da sua navegação um marco tão importante em direção ao nosso objetivo de atingir zero emissões de gases com efeito estufa até 2050”, disse Pierfrancesco Vago, Presidente Executivo da Cruise Division do MSC Group.

Pela primeira vez na indústria, o MSC Euribia completará uma viagem com zero emissões de gases com efeito estufa. A nova construção, o 22.º navio a juntar-se à frota da MSC Cruzeiros, navegará de Saint-Nazaire, em França, para Copenhaga, na Dinamarca, e alcançará zero emissões de gases de efeito estufa (GEE) para demonstrar que o nosso cruzeiro com zero emissões é possível aos dias de hoje.

A Cerimónia da Moeda do terceiro navio movido a LNG da frota da MSC Cruzeiros e o primeiro localizado nos Estados Unidos da América, o MSC World America, também ocorreu ontem sendo mais um passo rumo à criação de um mundo onde a tecnologia encontra a  inovação para uma experiência de cruzeiro mais sustentável. O novo navio previsto para 2025 apresentará muitas das inovações ambientais presentes no MSC Euribia, mas com outras adicionais, como a tecnologia pioneira para praticamente eliminar o deslizamento de metano do LNG durante a operação. As duas madrinhas desta tradicional cerimónia foram Silvia Turbia, da MSC Cruise Division, e Séverine Blandin, do Chantiers de l´Atlantique.