DNOTICIAS.PT
Prazeres

Canal 'Casa e Cozinha' dedica episódios de 'Cozinha de Chef' à gastronomia de Castelo Branco e Vila Real

None

Nos dias 1 e 2 de Abril, pelas 21 horas, a primeira parte da segunda temporada da produção original 'Cozinha de Chef' termina nos distritos de Castelo Branco e Vila Real, com dois episódios que dão a conhecer os sabores mais emblemáticos destes distritos, revelando alguns factos e curiosidades pelo caminho.

A gastronomia de Castelo Branco estará em destaque no programa de dia 1 de Abril, para ver às 21 horas, em que veremos a 'chef' Marlene a cozinhar dois pratos inspirados na Sopa à Lavrador e no Chambão de Borrego. O episódio com estreia a 2 de Abril será inspirado na gastronomia do distrito de Vila Real, e dará a conhecer como se confeccionam os famosos Pastéis de Chaves e Pitos de Santa Luzia.

Nesta nova temporada composta por um total de 22 episódios, Marlene Vieira, a primeira mulher a entrar no Top 10 dos Melhores Chefs Portugueses nos Prémios 'Mesa Marcada 2022', dedica cada programa a uma região do país, que serve de inspiração para duas receitas únicas, acompanhadas de algumas dicas.

A nova temporada de Cozinha de Chef levou-me a viajar por Portugal e sinto um imenso orgulho de poder ter tido oportunidade de mostrar a minha versão de alguns dos melhores pratos do nosso país. Estou muito feliz com o resultado e acredito que vamos juntos reviver memórias do que melhor se faz em Portugal. Marlene Vieira

Munida de ingredientes portugueses, Marlene Vieira vai dando a conhecer a riqueza gastronómica de cada local, sendo que, nos dois últimos episódios, subordinados ao tema 'Especial Portugal no Mundo', os espectadores ficarão a conhecer as  influências lusitanas na culinária de regiões como Moçambique, Brasil, Índia ou Japão.   

As famosas tripas doces de Aveiro, arroz de polvo de Viana do Castelo, bochechas de novilho à Lafões (Viseu), lombinhos de porco com morcela e queijo da serra (Guarda), bacalhau à moda de Braga ou tiborna de sardinha de Peniche são algumas das inspirações dos pratos confeccionados nesta segunda temporada.

'Cozinha de Chef' é uma produção da Endemol, gravada no restaurante 'Marlene', vencedor do Prémio de Melhor Restaurante Novo de 2022 nos prémios 'Mesa Marcada', que mostra que é possível ambicionar um menu de excelência com ingredientes comuns à cozinha de todos os portugueses.