DNOTICIAS.PT
Produtos e Marcas

5G da NOS optimiza produção da Recipharm

None

A NOS instalou um sistema inteligente 5G para otimizar a produção e gestão da multinacional farmacêutica Recipharm, que funciona com a instalação de sensores no chão da fábrica, que permitem a recolha de dados, em tempo real. O objectivo é aumentar a eficiência das linhas de produção, através da detecção precoce de paragens e falhas de produção e identificação das suas principais causas.

Para o desenvolvimento deste projeto, foram instalados sensores IoT em 19 linhas de produção. A informação permite medir, analisar e disponibilizar uma série de indicadores em dashboards online, que podem ser observados em quiosques digitais instalados junto à linha de produção.

O 5G permite criar uma rede móvel dedicada de alta velocidade e baixa latência, sem necessidade de alteração de layout da fábrica, possibilitando que a informação possa ser registada e analisada em tempo real, com a maior segurança e resiliência de conectividade. Desta forma, é possível digitalizar os processos industriais, detectar o tempo de paragens não planeadas, registar os principais motivos associados, e identificar oportunidades de melhoria, de forma automática e imediata.

O objectivo final desta operação é melhorar a Excelência Operacional, através da otimização de três indicadores-chave para a eficiência das operações: a disponibilidade, com a redução de tempo de paragem não programado das máquinas; a performance, aumentando o número de produtos fabricados por hora; e a qualidade da linha de produção, com a minimização de produtos não conformes.

Manuel Ramalho Eanes, administrador da NOS, sublinhou: “Este projecto é um bom exemplo de como a tecnologia pode alavancar o desenvolvimento da indústria. Acreditamos que estas soluções permitem tornar a gestão da produção mais inteligente, aumentar a eficiência e implementar uma manutenção predictiva. Inclusivamente, alguns estudos apontam que os ganhos de eficiência podem chegar aos 20/30%. Depois de termos lançado a primeira fábrica 5G, ainda em 2021, estamos, neste momento, a trabalhar com uma série de empresas neste domínio, em vários sectores da indústria”.

Segundo Konstantinos Saccás, director de produção da Recipharm: “A nossa empresa sempre apostou em processos e soluções inovadoras, pois fazem parte do nosso DNA. Estamos muito satisfeitos com a implementação deste projeto, que nos permite monitorizar em tempo real os nossos processos de embalagem, contribuindo para alcançarmos um dos nossos objetivos estratégicos, a Excelência Operacional. Para isso, estamos a trabalhar para maximizar o desempenho em termos de produtividade, qualidade do produto, e redução de custos."