Produtos e Marcas

DECO alerta para os cuidados a ter nas compras à distância

É Hoje! A Black Friday começa oficialmente nesta sexta-feira, 27

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A covid-19 e as medidas de restrição estão a ter impacto nos tradicionais hábitos de consumo no período da Black Friday, aumentando a procura e as compras virtuais. Por este motivo a DECO PROTESTE junta-se ao coro de vozes que apelam a um consumo mais seguro e consciente e reforça o alerta para os cuidados a ter nas compras on-line e os direitos dos consumidores

Dicas para fazer compras em segurança na Black Friday

A Black Friday começa amanhã, dia 27 de Novembro

Erica Franco , 26 Novembro 2020 - 11:27

A DECO PROTESTE aconselha:

- A que os consumidores escolham lojas virtuais que se identifiquem claramente com nome, morada, contacto telefónico, e-mail e número de contribuinte do vendedor e que desconfiem de lojas onde não encontra o endereço físico, ou se apenas houver um apartado postal, pois em caso de problema com a compra terá de localizar o estabelecimento.

- A segurança nos pagamentos e dos dados bancários é também um factor a considerar. Existem alguns sinais simples que permitem verificar se os sites têm encriptação para o pagamento, como por exemplo, um cadeado, ou ao passar com o rato sobre o símbolo, é indicado o grau de encriptação. Os endereços das páginas seguras começam por https, em vez de http. Pode-se usar cartão de crédito tradicional ou específico (MBNet), transferência bancária, débito direto, cartão de débito, conta dedicada online ou pagar no ato de entrega. O mais seguro, embora com custos adicionais, é o pagamento contra entrega.

-  Confirme antes de concluir a compra, o custo total, incluindo preço, custos de envio e impostos.

- Se o consumidor quiser devolver o produto, tem 14 dias seguidos para comunicar a desistência. Mas há produtos que não podem ser devolvidos, como os bens confecionados de acordo com as indicações específicas do cliente, por exemplo.

- As encomendas devem ser recebidas num máximo de 30 dias. Se o produto não estiver disponível, o vendedor deve informar e reembolsar do valor pago, em 30 dias. Se ultrapassar este período, fica obrigado a devolver o valor pago em dobro, em 15 dias úteis.

- Os consumidores têm seis meses para apresentar queixa caso não tenham recebido a encomenda, nem a devolução do dinheiro. Podem fazê-lo através da Plataforma Reclamar, em caso de conflito:

Quer reclamar? Conte com o apoio da DECO PROTESTE

Envie a sua reclamação através da nossa plataforma e beneficie da força do nome DECO PROTESTE. O registo no site é grátis.

- Ccomparar precos é também uma ajuda para perceber se os descontos anunciados em épocas como a black friday ou a cyber monday são boas oportunidades de compra. Esta ferramenta de pesquisa regista a evolução dos preços dos produtos nas lojas online dos últimos 30 dias, para aconselhar ou não a sua compra.

Comparador de preços da DECO PROTESTE

Não se deixe enganar por falsos descontos. Veja se o preço vale a pena.

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