None
Pessoas

Criadores de moda portugueses lutam pelo direito ao estatuto profissional

A luta pelo estatuto profissional da carreira de criador de moda de autor começou agora em Portugal e promete dar que falar. Pela primeira vez na história da moda nacional, 25 designers uniram-se em nome de um bem comum. Querem reconhecimento pelo importante trabalho que fazem em prol da imagem e da economia do país, à semelhança do que acontece em países como França e Itália, que são conhecidos mundialmente pela moda de autor.

Fátima Lopes é uma das signatárias do manifesto ‘Uma Voz’, por saber as dificuldades que a classe atravessa e por perceber que a união faz a força. No total, 25 criadores de moda assinaram o manifesto em prol do futuro da moda de autor em Portugal.

Para além do estatuto profissional, a luta pela criação da Ordem dos Designers de Moda vem beneficiar todos os que vivem desta profissão.

Vai criar união entre todos e projectos conjuntos em Portugal e no estrangeiro Fátima Lopes, criadora de moda

A ideia, diz Fátima Lopes, não é os criadores estarem parados à espera que as coisas aconteçam, mas ir à luta, promover sinergias e iniciativas que levem a moda de autor portuguesa a outros mercados, destacando a mais-valia da etiqueta ‘Made in Portugal’.

Loja temporária em Guimarães

O primeiro projecto conjunto surge em Guimarães, através de uma loja temporária que junta criações de 10 designers. Cada um escolheu as peças que queria vender nesta altura de Natal, estando todas elas misturadas na loja para mostrar a união que começa agora.

No caso de Fátima Lopes, a loja de Guimarães acolhe um misto de peças da nova colecção e de colecções antigas.

Katty Xiomara, mentora e porta-voz do manifesto

A ideia desta união e da criação de um manifesto que já foi enviado ao Presidente da República, ao Primeiro-Ministro e a outras entidades governativas com ligações à moda e à exportação, para além de várias associações, partiu da designer Katty Xiomara, que é também porta-voz do Manifesto.

Pela primeira vez, por vontade dos designers, é promovida uma acção que reforça a narrativa colaborativa do sector da moda, mostrando que a união faz a força

Katty Xiomara, Criadora de moda 

Nas declarações feitas à Lusa, a designer salienta ainda que o reconhecimento da classe profissional dos designers enquanto "agentes activos do desenvolvimento e representação da identidade nacional com reflexo directo nas áreas do turismo, cultura e indústria têxtil, dentro e fora das nossas fronteiras", é o primeiro objectivo do manifesto.

"Uma iniciativa de apoio à produção nacional e economia local, celebrando a moda de Autor e a qualidade do 'design português, um ADN que é o nosso" Katty Xiomara

Alexandra Moura, Duarte, Anabela Baldaque, Carla Pontes, Carlos Gil, Daniela Barros, David Catalán, Dino Alves, Diogo Miranda, Fátima Lopes, Filipe Faísca, Hugo Costa, João Melo Costa, Estelita Mendonça, Storytailors, Júlio Torcato, Katty Xiomara, Luís Carvalho, Luís Buchinho, Hibu Studio, Miguel Vieira, Pé de Chumbo, Ricardo Andrez, Sara Maia e Susana Bettencourt são os 25 criadores de moda de autor, em Portugal, que assinaram o manifesto ‘Uma Voz’.

Aceda à edição impressa do DIÁRIO desta segunda-feira, 30 de Novembro, e saiba mais sobre este assunto.

Diário de Notícias Madeira | Homepage

Diário de Notícias | Homepage

Fechar Menu