Produtos e Marcas

Portal da Queixa recebeu 12.559 reclamações até Novembro

Média de 39 reclamações por dia leva marcas a unirem-se e a lançar campanha de Literacia Digital

None

Em dia de Black Friday, e numa altura em que as compras on-line dominam a forma de consumo dos portugueses, o Portal da Queixa revela o volume de reclamações geradas pelo comércio electrónico desde o início do ano.

"Desde 1 de Janeiro de 2020, ao Portal da Queixa chegaram 12.559 reclamações relacionadas com compras on-line, um crescimento de 155% face ao período homólogo, onde foram registadas apenas 4924. Os consumidores estão a apresentar uma média de 39 queixas por dia", alerta a nota de imprensa remetida às redacções.

Segundo um estudo realizado pela Worten, durante esta Black Friday, "quase 40% dos portugueses admite comprar exclusivamente on-line e 84% dos consumidores mantém a expectativa de poder aproveitar as campanhas promocionais".

"Em 2019, 23% das queixas relacionadas com a Black Friday estavam relacionada com Burlas", aponta a mesma fonte.

É neste contexto que, para mitigar os casos de brula e fraude, nasce a campanha #NãoSejasPato, um movimento cívico nacional, que conta com a participação do OLX, MB Way, Worten, CTT, KuantoKusta e euPago. 

Leia o Guia de Compras em Segurança do Portal da Queixa:

Dicas para fazer compras em segurança na Black Friday

A Black Friday começa amanhã, dia 27 de Novembro

Erica Franco , 26 Novembro 2020 - 11:27

O objectivo reforça o CEO & Founder do Portal da Queixa e da Consumers Trust, Pedro Lourenço, é "aumentar a literacia digital junto dos consumidores portugueses, educando a sociedade de consumo para não cair em esquemas de fraude e burlas on-line”.

Joaquim Correia, Diretor de Marca e Comunicação da SIBS (MB WAY) concorda: “É com um enorme sentido de missão que nos associamos a esta iniciativa e, uma vez mais, ao Portal da Queixa, porque só através de um esforço colectivo entre várias entidades será possível promover a literacia digital e financeira junto de todos os cidadãos, sobretudo dos que têm mais dificuldade no acesso a esta informação”.

DECO alerta para os cuidados a ter nas compras à distância

É Hoje! A Black Friday começa oficialmente nesta sexta-feira, 27

Erica Franco , 27 Novembro 2020 - 08:57

Fechar Menu