Pessoas

Fotografia de abraço entre dois pinguins viúvos ganha prémio internacional

None
Foto Tobias Baumgaertner/Oceanographic Magazine/Ocean Photography Awards

O ano de 2020 deixa-nos algumas imagens marcantes, a mais recente das quais o abraço singelo entre dois pinguins, na Austrália, captado pela lente de Tobias Baumgaertner, que lhe valeu o reconhecimento da revista Oceanographic.

A publicação organiza anualmente os prémios 'Ocean Photograph Awards', que se divide em diferentes categorias.

O fotógrafo alemão venceu a categoria de 'Community Choice Award' (prémio escolhido pelo público), depois de ter passado três noites com uma colónia de cerca de 1.400 pinguins-fada (a espécie mais pequena do mundo com 33 cm), vigiada por vários voluntários, na cidade de Melbourne, para conseguir obter a imagem.

À primeira vista parece que os dois pinguins estão a observar as luzes da cidade abraçados, mas Baumgaertner revela que os animais estão a consolar-se depois de terem perdidos os seus companheiros.

"Uma voluntária aproximou-se de mim e disse-me que a branca era uma senhora idosa que tinha perdido o seu parceiro e, aparentemente, o homem mais jovem à esquerda também", escreveu no Instagram.

Inicialmente a ideia era captar uma foto que mostrasse a pressão do desenvolvimento humano sobre os animais, mas "esta imagem é muito mais do que isso, comunica a união e o amor". "Os verdadeiros sortudos são aqueles que podem estar ao lado daqueles que amam", pode ler-se ainda na publicação.

Desde que a imagem foi publicada, diz Tobias, foi vista “por milhões” e recebeu “milhares de mensagens e comentários sobre como estes dois pequenotes tocaram e melhoram corações partidos, trouxeram alegria, esperança e amor” a tantas vidas.

Veja os vencedores e finalistas das outras cinco categorias no site dos Ocean Photography Awards:

Fechar Menu