None
Pessoas

Nomes que marcaram o ano

Nem todos foram eleitos, nem distinguidos, mas muitos foram notícia no DIÁRIO. Fique a conhecer as revelações e os polémicos, os vencedores e os vencidos, os talentosos e os que tiveram mais do que uns segundos de fama

Em mais um episódio da série ‘balanço do ano’ que chega ao fim na edição de amanhã, partilhamos no DIÁRIO as escolhas dos 28 jornalistas da nossa Redacção. A pandemia foi eleita facto em todas as frentes, Bruna Gouveia, Graça Freitas e Joe Biden foram as personalidades mais votadas e Covid-19 a palavra eleita.

Como nem todos foram eleitos, reservamos para esta plataforma outros nomes que ficam para a história, recuperando momentos em que estiveram envolvidos.

Tolentino Mendonça

Ganhou prémios, fez o discurso do 10 de Junho e foi nomeado a 18 de Novembro, pelo Papa Francisco, membro da Consagração para a Evangelização dos Povos. Não esqueceu os problemas ambientais que o mundo enfrenta e apelou à “conversão ecológica” e “consciência” logo que começou o ano. Isto, disse, “porque o mundo não é uma coisa que se usa e deita fora”.

Elisa Silva

Venceu a edição do Festival da Canção em Portugal com a canção 'Medo de sentir' e animou o panorama musical interno num ano atípico. Dada a pandemia, não teve oportunidade de disputar o festival da Eurovisão. Mas não parou.  'Coração' foi o tema de estreia do primeiro álbum da cantora madeirense.

Mário Pereira

Esteve no centro do furacão no SESARAM, devido ao facto do seu nome ter sido ‘chumbado’ pelos próprios colegas para director clínico. Uma nomeação política de um técnico que durou poucos dias. Resignou ao cargo.

Nuno Vale

Foi escolhido entre 60 candidatos para director executivo da Associação de Promoção da Madeira, numa escolha não politizada ou pessoalizada, mas pelo critério do melhor currículo para um dos cargos mais importantes para um dos sectores cruciais da economia regional.

Cristiano Ronaldo

Celebrou 35 anos como celebrara os 25 anos, em forma, arrasador nas estatísticas, multi-vencedor de distinções no mundo do futebol, um craque cada vez mais perto da reforma, mas cuja ‘meta’ ainda está difícil de perceber quando será. Num ano extremamente exigente e diferente, continuou a destacar-se entre os melhores futebolistas da actualidade e a bater recordes. Cristiano Ronaldo, jogador da Juventus, depois de um período de paragem devido à pandemia, e de ter cumprido o período de quarentena na Madeira, atingiu a marca dos 101 golos pela Selecção Nacional e voltou a bater novos recordes. Novembro marcou o regresso aos relvados depois de ter testado positivo à Covid-19 e foi o mês em que Ronaldo assinalou a 100.ª vitória pela Selecção Nacional, foi candidato a melhor da época e melhor do século e nomeado para os Prémios The Best. Cristiano Ronaldo

O madeirense começou Dezembro com a conquista do 'Golden Foot' 2020, um prémio que vai na 18.ª edição e é destinado a futebolistas com mais de 28 anos, que só pode ser vencido uma só vez. Neste mês marcou também o 750.º golo da sua carreira, frente ao Dínamo de Kiev, em jogo para a Liga dos Campeões.

Ronaldo foi também escolhido para integrar a melhor equipa de sempre da France Football, denominado por 'Ballon D'or Dream Team. Cr7 é o único português a figurar no onze, que conta ainda com Lionel Messi e os lendários Pelé, Yashine e Diego Maradona.

‘Falhou’ apenas o prémio ‘The Best’, tendo ficado em segundo, atrás de Robert Lewandowski.

D. Nuno Brás

O Bispo do Funchal não se coibiu em criticar os políticos por discutirem o direito à vida, promovendo a legalização da eutanásia. Disse mesmo que essa é a assunção da incapacidade do Estado em garantir a todos uma vida completamente digna. Ajudou a promover uma petição para um referendo ao tema. O parlamento nacional aprovou a despenalização.

Miguel Albuquerque

O presidente do Governo Regional da Madeira denotou firmeza nas primeiras medidas de combate à pandemia, apesar de na ponta do final do ano ter cometido alguns deslizes.

Pedro Ramos

O secretário regional da Saúde fica para a história pelo seu desempenho no combate à pandemia.

Pedro Calado

O vice-presidente do Governo Regional, porventura a caminho de outros desafios, desempenhou papel particularmente activo perante as dificuldades financeiras causadas pela pandemia.

Patrícia Pinto

Estilista madeirense integrou grupo que pretende ajudar a criar material para os profissionais de saúde e colocou a criatividade ao serviço da saúde.

José Manuel Rodrigues

Este sempre presente e activo, num ano em que ALM cortou despesas de funcionamento para fazer face à emergência social.

Rui Alves

O Nacional foi pioneiro no regresso aos treinos no relvado e voltou a subir à I Liga

Márcio Amaro

Compôs a música ‘Da minha varanda – longe e tão perto’, enquanto recuperava de covid-19.

Carlos Pereira

Lutou para manter jogos nos Barreiros, defendendo o campeonato em regime regular até ao final, admitindo colocar providências cautelares se tal não acontecesse numa altura em que continuava indefinição sobre o regresso da I Liga. Depois, encabeçou uma acção conjunta de vários clubes da II Liga, no sentido de impugnar a decisão de suspender definitivamente a II Liga e que teve como consequência directa a subida de divisão do Nacional e Farense.

Fátima Lopes

A estilista juntou-se ao Banco Alimentar Contra a Fome para apelar à solidariedade dos madeirenses em tempo de covid-19.

Lançou uma loja online numa altura em que as compras online vivem um dos melhores momentos, fruto da pandemia, mas não só. Na era da globalização, o segredo é colocar os produtos à distância de um clique, estejam os clientes onde estiverem.

A madeirense juntou-se também a 24 colegas de profissão para exigir o Estatuto da Carreira de Criador de Moda de Autor e a criação da Ordem dos Designers de Moda.

Num ano de má memória perdeu a mãe por causa da Covid-19.

Idalino Vasconcelos

O presidente da Câmara Municipal do Porto Santo, depois da abertura da praia, ‘piscou o olho’ aos turistas para que a economia da ilha voltasse a girar numa altura difícil devido à pandemia. Marcelo fez-lhe a vontade e promoveu a ilha.

José Ornelas Carvalho

O bispo de Setúbal  assumiu a presidência da Conferência Episcopal Portuguesa

João Leão

O ministro das Finanças recusou dar aval ao empréstimo da Região.

Filipe Câmara       

Foi eleito juiz presidente da Comarca da Madeira.

Paulo Cafôfo

O presidente do PS-Madeira foi o primeiro líder, na história do partido, a receber mais de mil votos (1.431) nas eleições que contaram com a participação de 76% dos militantes. Foi consagrado presidente do PS-M no congresso do partido a 19 e 20/9.

Henrique Afonso

O velejador madeirense, que está a dar a volta ao Mundo num veleiro, encontrava-se há sete meses parado em Timor-Leste, depois de ‘apanhado’ pela pandemia. No início do mês de Julho, zarpou rumo à ilha da Reunião, atravessando o tempestuoso Oceano Índico.

Lito Vidigal

O 24.º treinador de Carlos Pereira durou pouco. Após a saída de José Gomes chegava à Madeira o técnico angolano para orientar os verde-rubros durante dois anos. Não chegou a ver o fogo, sendo substituído em Dezembro por Milton Mendes.

José Júlio Nóbrega

O director clínico do SESARAM foi notícia por acumular dois cargos. Além do já referido posto, é também responsável pelo Serviço de Medicina Intensiva.

Miguel Nunes 

Iniciou em Julho, com a vitória no Rali da Calheta, o caminho para o título de Campeão Regional de Ralis. Pelo meio fica a brilhante primeira vitória no rali Vinho Madeira.

Augusta Aguiar

A secretária regional da Inclusão lançou três novos apoios para ajudar trabalhadores, empresas e desempregados.

Carina Freitas

A médica madeirense regressa a Portugal para utilizar o “poder terapêutico da música como tratamentos dos pacientes”.

Miguel Torres Cunha

Saiu com ‘estrondo’ da direcção de conteúdos da RTP-Madeira sendo substituído por Gil Rosa.

António Paulo

O padre deixou a zero contas da paróquia dos Canhas e abriu polémica com o pároco que lhe sucedeu. Não foi a primeira vez que os arrufos forma públicos.

Cecília Cachucho

Enquanto provedora da misericórdia da Calheta ‘bateu o pé’ ao Governo, na questão das rendas do Centro de Saúde, a bem da instituição e dos seus beneficiários.

Susana Prada

Foi a principal responsável pelo reconhecimento do Porto Santo como Reserva da Biosfera.

Maria Nobile

Jovem pianista madeirense foi ‘distinguida’ com a entrada no Conservatório Real de Bruxelas

Nuno Serrão

Realizador madeirense ganhou o prémio de melhor cinematografia no Festival de Nova Iorque Astoria Short Film Festival.

Gabriela Franco

Natural de Machico, foi escolhida pela Nicklodeon, canal infanto-juvenil americano para fazer um desenho de Halloween.

Mayra Santos

Luso-brasileira bateu o recorde mundial de natação estática ao nadar durante 30 horas e 7 minutos sem sair de uma piscina.

Juliana Roca

Enfermeira luso-descendente reconhecida pelo maior hospital de Miami com a distinção ‘daisy Award’.

Inês Vieira

Basquetebolista madeirense convidada a integrar a equipa da UTAH, nos EUA, na época 2020/2021

Nini Andrade Silva

Voltou a receber distinções pelo trabalho na área do design de interiores: recebeu dois prémios internacionais pelos hotéis em Lisboa e São Paulo e um pela decoração de uma unidade hoteleira no Norte do país.

Silvestre Pestana

Um dos mais importantes artistas madeirenses da actualidade e um nome de referência na arte experimental em Portugal nas últimas décadas, realizou na Madeira uma exposição individual, 50 anos depois do início da carreira.

Silvio Fernandes

Venceu as eleições para o Conselho Geral da UMa etem caminho aberto para ser o próximo reitor.

Paulo Ferro

Está envolvido na distribuição das vacinas para a Covid-19. Lidera as operações globais da DHL, uma das maiores logísticas mundiais.

Pedro Macedo Camacho

Compositor madeirense escreveu a banda sonora para o videojogo ‘World of Warcroft’.

Custódio Correia

Apesar da crise continuou a investir e a pôr em marcha uma série de projetos imobiliários nas cidades do Funchal, Lisboa, Braga e Ponta Delgada, sobretudo com as marcas Século XXI e Varino, esta em parceria com a AFA. Destaque para a aprovação do Dubai e do  investimento de 21 milhões de euros destinado a um condomínio de luxo, constituído por 93 apartamentos, nas Virtudes. As obras arrancam já em Janeiro.

Avelino Farinha

Viu a Câmara de Almada aprovar por unanimidade a revitalização do Ginjal, um projeto orçado em 300 milhões de euros e cuja concretização se prolongará por oito anos. Através da empresa Verbum Media – Comunicação , Lda. entra na  estrutura acionista da EDN ao adquirir 36,8866% do capital ao Grupo Blandy.

Luís Miguel Sousa

Reforço a sua posição societária na EDN, através da Newspar – Multimédia, Lda, ao  adquirir ao Grupo Blandy  uma participação de 28%  passando a deter  40%  do capital da empresa que edita o DIÁRIO tornando-se assim no maior  accionista.  

Lourdes Castro

A artista plástica madeirense foi distinguida a 9 de Dezembro, dia em que cumpriu 90 anos de idade, com a Medalha de Mérito Cultural, pelo seu "contributo incontestável para a cultura portuguesa”.

António Costa Silva

Não é madeirense mas tem ligações familiares à Região. O orador da 31.ª edição das ‘500 Maiores Empresas da Madeira’ entregou ao Governo da República, em Julho deste ano, o Plano de Recuperação Económica de Portugal 2020-2030, um documento que enquadra as prioridades que deverão nortear a recuperação dos efeitos económicos adversos causados pela actual pandemia.

Fechar Menu